Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/11427
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTonin, Juliana-
dc.contributor.authorCarlan, Letícia Amaral-
dc.date.accessioned2018-04-20T12:03:31Z-
dc.date.available2018-04-20T12:03:31Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/11427-
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objetivo compreender de que formas o culto às celebridades nas redes sociais influencia no conteúdo das notícias no jornalismo online do portal globo.com. Para isso, apresenta em seu corpo teórico a trajetória da celebridade, passando por assuntos como comunicação de massa, indústria cultural, o espetáculo, as redes sociais, o hiperespetáculo e a noção de público e privado. Em um segundo momento, a tese trabalha com conteúdos de jornalismo de entretenimento e celebridades, princípio da relevância, newsmaking, noticiabilidade e valor/notícia, internet, cibercultura, webjornalismo, portais de notícias e a globo.com. Além disso, realiza, a partir da metodologia da análise de conteúdo, e da técnica da análise categorial, a análise das 89 matérias sobre celebridades publicadas na capa do portal globo.com, entre os dias 23 e 29 de outubro de 2017, constituindo uma semana. A pesquisa apresenta a conclusão de que o jornalismo de celebridades da globo.com caracteriza-se por conteúdos rasos, fúteis e que proliferam na sociedade o padrão do corpo perfeito.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand how the cult of celebrities in social networks influences the content of news in online journalism at the globo.com portal. For that, it presents in its theoretical body the trajectory of the celebrity, going through subjects like mass communication, cultural industry, the spectacle, the social networks, the hyperspectacle and the notion of public and private. In a second moment, the thesis works with contents such as entertainment and celebrities journalism, relevance principles, newsmaking, newsworthiness and news values, internet, cyberculture, webjournalism, news portals and the globo.com. In addition, it performs, from the content analysis methodology and the categorial analysis technique, the analysis of the 89 stories about celebrities published on the cover of globo.com portal, between October 23 and 29, 2017, constituting a week. The research presents the conclusion that the celebrity journalism of globo.com is characterized by shallow, futile contents that proliferate in society the perfect body pattern.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectCELEBRIDADESpt_BR
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.titleO culto às celebridades nas redes sociais e sua influência no conteúdo das notícias no jornalismo online do portal globo.compt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000488632-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo11,14 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.