Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1145
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Leonardo Rocha deen_US
dc.contributor.authorOliveira, Raquel de Fátimaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:40:45Z-
dc.date.available2013-08-07T18:40:45Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1145-
dc.description.abstractO Balanced Scorecard (BSC) surgiu como uma ferramenta de gestão estratégica com apoio em avaliações quantitativas para auxiliar na medição de desempenho das empresas. A disseminação da sua aplicação evoluiu e se tornou numa ferramenta de auxílio à gestão. Este trabalho se insere nesse contexto, tendo como foco a identificação dos motivos que levam empresas a optar pelo BSC como ferramenta de auxílio à gestão de seus negócios. O trabalho foi desenvolvido com método de pesquisa exploratório com base em estudo de caso múltiplo, realizado em empresas que aplicam o BSC na gestão dos seus negócios. Para isso foi desenvolvido um instrumento de pesquisa e utilizado para coleta de dados. Sua elaboração foi baseada inicialmente na revisão bibliográfica nos temas Balanced Scorecard, estratégia empresarial e planejamento estratégico, buscando identificar os motivos e situações que levaram a opção pelo uso do BSC. As entrevistas foram elaboradas contemplando a realidade e situações descritas pela história da estratégia e do planejamento estratégico das empresas analisadas. Dos resultados encontrados destaca-se a expectativa dos entrevistados em mensurar os resultados estratégicos de negócios, oferecendo transparência nos resultados das empresas.pt_BR
dc.description.abstractThe Balanced Scorecard (BSC) has appeared as a support tool for the strategical management backed up on quantitative assessments to help measuring corporate performance. The dissemination of its application has evolved and became a management helping tool. This paper is inserted in such context, focusing on the identification of reasons that make corporations choose the BSC as a helping tool in the management of their businesses. The paper has been developed under the exploratory research method, based on a multiple case study, made at companies that use BSC in their businesses management. A research instrument has been developed for such, study and utilized in the data collection. Its elaboration was initially based on the bibliographic review of the Balanced Scorecard, corporate strategy themes, and strategic planning, so as to identify the reasons and situations that have lead to the option of using the BSC. The interviews have been made considering the reality and situations described by the strategy and strategic planning story of the analyzed corporations. Out of the results as found out, the anticipations of those interviewed in measuring the strategic results of businesses is pointed out, offering transparency in the companies’ results.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASpt_BR
dc.subjectPLANEJAMENTO ESTRATÉGICOpt_BR
dc.titleMotivos que levam empresas a optar pela implementação do balanced scorecardpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000388944-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo823,75 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.