Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1147
Tipo: masterThesis
Título: Atributos para avaliação da qualidade da informação nos ambientes de intranet no contexto da gestão do conhecimento
Autor(es): Trindade, Ana Lúcia Batista
Orientador: Oliveira, Mírian
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
INTRANET
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Resumo: As organizações estão vivendo o momento da era da informação e do conhecimento. Neste ambiente, a gestão do conhecimento (GC) pode ser considerada como um fator de diferenciação estratégica para as empresas, melhorando a capacidade das organizações para lidar com um ambiente complexo e que se modifica rapidamente. Neste contexto, a tecnologia da informação (TI) pode ser considerada como um dos elementos-chave na GC, para sustentar o conjunto de processos na transformação de conhecimento tácito em explícito e na criação de novo conhecimento, permitindo capturar, armazenar, categorizar, pesquisar e compartilhar de forma mais flexível e inteligente o conhecimento organizacional. A intranet pode ser considerada como uma tecnologia que suporta os sistemas de gestão de conhecimento, possibilitando o acesso à informação, facilitando a criação de conhecimento. Para as organizações de desenvolvimento de software, onde o conhecimento pode ser considerado como seu principal ativo, é importante adotar práticas e mecanismos de GC, utilizando a intranet como uma tecnologia para que o conhecimento relevante possa ser encontrado, integrado e compartilhado, apoiando as etapas do processo de desenvolvimento de software. No entanto, muitas vezes os usuários das intranets acabam consumindo um tempo excessivo em suas buscas e não obtém a informação com a qualidade desejada. Desta forma, a qualidade da informação pode afetar a utilização deste sistema, pois pode não atender às necessidades de informação dos usuários. Portanto, visando uma melhor utilização da intranet, torna-se necessário avaliar a qualidade da informação disponibilizada neste ambiente. Esta pesquisa analisa os atributos para a avaliação da qualidade da informação disponibilizada no ambiente de intranet, como suporte à gestão do conhecimento, em empresas de desenvolvimento de software.O método de pesquisa escolhido foi o qualitativo, utilizando o estudo de casos múltiplos em três empresas da área de desenvolvimento de software localizadas no Brasil. A primeira fase de entrevistas foi realizada com cinco especialistas na área de GC, qualidade da informação e sistemas de informação. Nesta fase foram identificados os atributos chamados de principais, os quais seriam nove atributos considerados mais relevantes para avaliação da qualidade da informação no contexto pesquisado, e os atributos secundários, que resultaram em dezessete atributos que receberam críticas dos especialistas. Na segunda fase, através das entrevistas nas três empresas com os usuários da intranet, que desempenham funções de gestores e funções técnicas na área de desenvolvimento de software, foi possível confirmar os atributos identificados pelos especialistas, acrescentando outros que tinham recebido algumas críticas dos mesmos. A análise resultou em um conjunto de nove atributos da qualidade da informação sugeridos como aplicáveis neste contexto: precisão, clareza, relevância, credibilidade, fonte, ordem, completeza, atualidade e tempestividade. A avaliação da qualidade da informação da intranet foi considerada importante para aumentar a credibilidade da informação que está sendo disponibilizada e obter algum benefício com esta informação que auxilie a decisão no processo de desenvolvimento de software. A qualidade da informação da intranet pode influenciar positivamente ou negativamente as decisões no processo de desenvolvimento de software.
Organizations are experiencing the moment of information and knowledge age. In this environment knowledge management (KM) can be considered as a factor that influences strategic differentiation among organizations, improving the capacity to manage business in a complex and continuous changing environment. In this context, information technology (IT) can be considered a key element for KM to sustain a set of process transforming tacit in explicit knowledge and to create new knowledge, allowing to capture, store, categorize, search and share in a flexible and intelligent way the organizational knowledge. The intranet can be considered as a technology that supports knowledge management systems, making possible to access information and facilitating knowledge creation. For software development companies where knowledge is the main asset, it is important to adopt KM practices and mechanisms using intranet as a technology that allows the relevant knowledge to be searched, integrated and shared to support the software development phases. However, many times intranet users spent an excessive time searching for information and they did not get the information with the desired quality. In this way, the information quality can affect the intranet system utilization, since it may not meet the information needed from users. Therefore, aiming an improvement in intranet utilization, it is necessary to assess the information quality in this environment. This research analyses the applicable attributes for information quality assessment in intranet environment supporting knowledge management in software development companies.It was adopted a qualitative research method using a multiple case study in three software development companies located in Brazil. The first interview phase was conducted with 5 specialists in knowledge management, information quality and information systems areas. In this phase it was identified 9 primary attributes, considered more relevant for information quality assessment within the research context and 17 secondary attributes that had some restrictions according to the specialists’ analysis. In the second phase, through in-depth interviews with intranet users from 3 software development companies that worked in management and technical areas, it was analyzed the attributes identified by the specialists. In this phase it was possible to confirm the attributes accepted by the specialists and it was suggested to include other attributes that received some restrictions from the specialists. The intranet users analysis resulted in a set of 9 information quality attributes applicable in this context: precision, clarity, relevance, believability, source, order, completeness, currency and timely. The information quality assessment was considered important to improve the information credibility and to obtain benefits using this information to support the decision within the software development process. The information quality in the intranet can influence positively or negatively the decisions in software development phases.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1147
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