Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/11563
Tipo: masterThesis
Título: Educação de adultos maduros no processo de formação de condutores: um estudo de caso comparativo a partir dos resultados de provas teóricas
Orientador: Eggert, Edla
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: TRÂNSITO - EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta dissertação analisou como acontece a formação de alunos adultos maduros, pessoas a partir dos 40 anos. O estudo foi realizado em dois Centros de Formação de condutores onde foram constatados resultados distintos nas provas teóricas da cidade de Porto Alegre. A partir dos dados secundários do sistema do Departamento Estadual de Trânsito com a respectiva constatação dos que tem a menor e a maior razão entre os resultados das provas, analisei teorias que refletissem as melhores práticas na educação de adultos e da vida adulta, estabeleci algumas questões com base na pergunta central da pesquisa, que foi, como acontece a formação de condutores adultos maduros em centros de Formação de Condutores com resultados distintos nas provas teóricas, tendo por base teorias que versam sobre como melhor acontece a educação destes adultos. Além dos dados quantitativos analisados, realizei entrevistas nos dois centros, sendo que no CFC1 com o instrutor teórico de trânsito e a diretora de ensino e no CFC 2 com dois instrutores teóricos e uma diretora de ensino. Analisei as entrevistas comparando as afirmações dos entrevistados com as teorias de educação de adultos. Constatei que os melhores resultados com adultos maduros do CFC 1 estão diretamente relacionados com as práticas de seu instrutor que utiliza diversos aspectos relacionados à formação deste público, muito embora ele não indique a consciência teórica do porquê utiliza tais práticas. O estudo evidenciou que as ações educativas voltadas para adultos maduros ainda são pouco exploradas por parte dos Centros de Formação de Condutores e que existe a possibilidade de melhorar significativamente a formação destas pessoas, futuras condutoras, com base nas teorias já disponíveis da área da Educação, para qualificar as práticas docentes no ensino de adultos maduros, muito mais adequadas a essas pessoas.
This dissertation analyzed how the formation of mature adult students, people aged under 40 years. The study was carried out in two Driver Training Centers where different results were found in the theoretical tests of the city of Porto Alegre. Based on the secondary data from the State Department of Traffic system, with the respective finding that has the lowest and the highest ratio of test results, I analyzed theories that reflected the best practices in adult education and adult life, I established some questions based on the central question of the research, which was how the training of mature adult drivers in Driver Training centers with different results in the theoretical tests, based on theories that deal with how the education of these adults happens best. In addition to the quantitative data analyzed, I conducted interviews in both centers, in CFC1 with the theoretical traffic instructor and the teaching director and in CFC 2 with two theoretical instructors and a teaching director. I analyzed the interviews comparing the statements of the interviewees with the theories of adult education. I have found that the best results for mature adults in CFC 1 are directly related to the practices of their instructor who uses various aspects related to the training of this audience, even though it does not indicate the theoretical awareness of why they use such practices. The study showed that educational actions aimed at mature adults are still little explored by the Driver Training Centers and that there is a possibility of significantly improving the training of these people, future drivers, based on theories already available in the area of Education, to qualify teaching practices in the teaching of mature adults, much more appropriate to these people.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11563
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000489087-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,47 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.