Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1165
Tipo: masterThesis
Título: Escala de engajamento do consumidor: replicação e validação
Autor(es): Marra, Guilherme dos Santos
Orientador: Damacena, Cláudio
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MARKETING
Resumo: Esta dissertação apresentou uma pesquisa sobre a confirmação de validade e confiabilidade da escala de engajamento do consumidor no contexto brasileiro. Portanto, foi elaborada uma pesquisa teórica para buscar os principais estudos sobre o tema. Dentre os estudos no campo de estudo do marketing, os estudos de quatro pesquisadores se destacaram: Vivek (2009); Van Doorn et al. (2010); Brodie et al. (2011); e Hollebeek (2011a). Todos estas pesquisas apresentam contribuição teórica, porém, um deles se destaca, Vivek (2009). Neste estudo foi elaborada a escala de engajamento do consumidor que foi testada na presente pesquisa. O método de pesquisa foi dividido em duas etapas, a primeira exploratória e a segunda descritiva. A primeira etapa proporcionou uma imersão sobre o tema e a segunda descreveu como se manifesta o fenômeno. Foram pesquisadas três categorias de oferta, produtos da marca Apple, serviço de shopping center e atividade de marketing dos clubes de futebol. Para este estudo foi desenvolvida uma análise fatorial confirmatória e uma análise de regressão múltipla. O resultado da pesquisa confirmou parcialmente a validade e confiabilidade da escala de engajamento do consumidor no contexto brasileiro.
This dissertation presents a research about the confirmation of validity and reliability of the consumer engagement scale in the Brazilian context. Therefore, a search was made to find the main theoretical studies about the subject. Among the studies in the marketing field of study, studies of four researchers stood out: Vivek (2009); Van Doorn et al. (2010), Brodie et al. (2011), and Hollebeek (2011a). All these researches provide theoretical contribution, but one stands out, Vivek (2009). On this study was developed the consumer engagement scale that was tested in this research. The research method was separated into two stages, the first exploratory and the second descriptive. The first stage provided an immersion about the subject and the second described how the phenomenon manifests itself. It was survey three categories of offers, Apple branded products, shopping mall service and marketing activity of football clubs. For this study was developed a confirmatory factor analysis and a multiple regression analysis. The result of research partially confirmed the validity and reliability of the consumer engagement scale in the Brazilian context.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1165
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