Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/11748
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dc.contributor.advisorPase, André Fagundes
dc.contributor.authorArévalo, Gabriel Galli
dc.date.accessioned2018-06-19T12:03:38Z-
dc.date.available2018-06-19T12:03:38Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/11748-
dc.description.abstractEsta dissertação trata do crowdfunding ou financiamento coletivo do jornalismo como uma possibilidade de financiamento alternativo em um cenário marcado por sucessivas demissões e enxugamento das redações no Brasil. Utiliza-se também as práticas de financiamento coletivo como indicadores das mudanças nas formas de atuação de jornalistas. Baseia-se nas ideias de que as mudanças tecnológicas a partir da década de 1990 colaboraram para o desenvolvimento de uma cultura da convergência e capitalismo cognitivo. Foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos que teve como suporte entrevistas semiestruturadas com seis jornalistas que já participaram de projetos de crowdfunding para seus próprios produtos jornalísticos ou de suas iniciativas. Como principais conclusões, identifica-se a dificuldade de jornalistas lidarem com empreendedorismo, administração e gestão, o descontentamento dos profissionais com a rotina nas redações de veículos de comunicação tradicionais, a importância da formação de comunidades em torno dos projetos que almejam financiamento coletivo pela internet e a necessidade de lidar com efeitos de precarizações constantes de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with crowdfunding of journalism as a possibility of alternative financing in a scenario marked by successive layoffs and downsizing of newsrooms in Brazil. Crowdfunding practices are also used as indicators of the changes in journalists' practices. It is based on the ideas that technological changes from the 1990s have contributed to the development of a convergence culture and a cognitive capitalism. A multi-case study was developed and was supported by semi-structured interviews with six journalists who have already participated in crowdfunding projects for their own journalistic products or initiatives. As main conclusions, it is identified the difficulty of journalists in dealing with entrepreneurship, administration and management, the dissatisfaction of professionals with the routine in newsrooms of traditional media companies, the importance of forming communities around the projects and the need to deal with the effects of constant job insecurity.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.subjectJORNALISMO ELETRÔNICOpt_BR
dc.subjectJORNALISTAS - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.titleCrowdfunding no jornalismo: a utilização das práticas de financiamento coletivo como indicadores das mudanças na atuação de jornalistaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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