Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/1181
Type: masterThesis
Title: Internacionalização de compras: um estudo em empresas brasileiras participantes de uma cadeia de suprimentos na região sul do Brasil
Author(s): Moreno, Marcio Costa
Advisor: Becker, Grace Vieira
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Issue Date: 2011
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
COMÉRCIO EXTERIOR
COMPRAS - ADMINISTRAÇÃO
LOGÍSTICA (ADMINISTRAÇÃO)
COMPETITIVIDADE
Abstract: O aumento da competitividade em âmbito global e a redução das barreiras ao comércio internacional têm forçado as empresas a atuarem em um ambiente cada vez mais complexo, deparando-se com situações, muitas vezes, ainda não estudadas em profundidade no meio acadêmico. Para enfrentar a alta competitividade, as empresas estão se unindo em arranjos organizacionais com o objetivo de obter resultados melhores ao atuarem sob forma de uma cadeia de suprimentos. Tais cadeias de suprimentos por vezes agregam empresas presentes em vários países, fato que tem sido maximizado pela redução das barreiras comerciais, através da internacionalização de compras, que representa o aumento da disponibilidade e da oferta de materiais, permitindo que a busca por insumos produtivos vá além das fontes do mercado doméstico. Neste contexto, este trabalho trata da análise da internacionalização de compras em empresas brasileiras participantes de uma cadeia de suprimentos de uma indústria multinacional instalada na região sul do Brasil. Mais especificamente, o trabalho visa mostrar qual a relação entre o estágio de internacionalização de compras das empresas fornecedoras e os requisitos de desempenho impostos pela empresa foco da cadeia de suprimentos analisada. Além disso, visa também identificar os fatores motivadores e inibidores, sob o ponto de vista dos fornecedores, da internacionalização de compras e a influência dos critérios utilizados pela empresa focal para medir o desempenho destas empresas. Por último, visa, ainda, identificar como as empresas fornecedoras desta cadeia de suprimentos analisam o seu processo de compras, em especial as compras internacionais.Este estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, com o uso de estratégia de estudo de casos múltiplos com abordagem exploratória. A partir da revisão da literatura, foram obtidos os elementos necessários para desenvolver o estudo e elaborar os instrumentos de pesquisas que foram aplicados em duas etapas: a primeira em entrevista com a empresa focal, onde foram obtidos os elementos necessários para a seleção das empresas fornecedoras a participarem deste estudo, além da identificação dos critérios utilizados pela empresa focal na avaliação da performance das mesmas; na segunda etapa foram abordadas as empresas fornecedoras, onde se buscou elementos para o atendimento dos objetivos propostos. Após a análise das respostas obtidas junto às empresas (focal e fornecedores) e do cruzamento destas informações com a teoria, foi possível concluir que em determinado tipo de relacionamento inter-organizacional existe influência da forma como a empresa focal analisa seus fornecedores nas estratégias de compras destes fornecedores e, ao mesmo tempo, também existe relação desta análise na percepção desses fornecedores sobre os fatores que os motivam ou não a realizar compras internacionais. Por último, foi possível também concluir que as avaliações realizadas pelas empresas fornecedoras, de suas próprias atividades de compras, não representam uma ponto forte para as mesmas.
The increase of the competitiveness in a global scale and the reduction of international trade barriers have forced companies to act in an increasingly complex environment, sometimes facing situations that were not yet academically studied. In order to deal with the high competitiveness the companies are joining into inter organizational networks with the objective of getting better results by acting within a supply chain network. Supply chains sometimes aggregate companies present in several countries and this fact has been maximized by reducing trade barriers through the internationalization of purchases that represents the increase of materials offer and availability allowing that a company goes beyond its country frontiers to seek productive material. Within this context, this research deals with the analisys of the purchasing internationalization in brazilian companies that are part of a supply chain of an airconditioning multinational industry installed in the southern Brazil. More specifically this research aims to show what is the relationship between the stage of purchasing internationalization of the suppliers and the performance requirements imposed by the focal company of such supply chain. In addition, it also aims to identify the purchasing process' motivating and inhibitors factors to its internationalization, according to the supplier's point of view, and the effects of the performance requirements stablished by the focal company. Finally, the research aims to identify how these companies evaluate their purchasing process performance, specially international purchasing.This study was conducted through a qualitative research strategy with the use of multiple case study with exploratory approach. From the literature review were obtained the necessary elements to develop the study and support the research instruments that were applied in two stages: the first stage with interview of the focal company, from which were obtained the necessary elements for the selection of suppliers to participate in this study, besides identifying the criteria used by the focal firm in evaluating the performance of their suppliers; on the second stage the suppliers were interviewed, in order to seek for elements to meet the proposed objectives. After analysis of the results obtained from the companies interviewed (focal and suppliers) and the crossing of these information to the theory, it was concluded that in a certain kind of inter-organizational relationship there is influence of how the focal company analyzes its suppliers on their purchasing strategies and at the same time it also influences the perception of these suppliers about the factors that motivate or not to make purchases abroad. Finally, it was also possible to conclude that the evaluations carried out by suppliers of their own purchasing activities, are not a strength for them.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1181
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