Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/11881
Tipo: masterThesis
Título: A comunicação de Papa Francisco no Instagram no contexto multicultural contemporâneo
Autor(es): Oling, Jociane Marchesan
Orientador: Silva, Juremir Machado da
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: REDES SOCIAIS
MÍDIA DIGITAL
SEMIÓTICA
CIBERCULTURA
IGREJA E COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumen: O desenvolvimento da tecnologia e da mídia digital têm proporcionado questionamentos e inseguranças nas relações humanas e sociais, especialmente no ambiente religioso. No entanto, apesar de ser o método de relacionamento mais antigo, a prática da comunicação continua sendo um fenômeno epistemológico com grandes problemas ao longo dos séculos. Não é à toa que os maiores problemas sociais provêm da falta de diálogo e de uma comunicação adequada. No presente trabalho, abriremos uma discussão pela esfera das relações humanas através da mídia digital. Partiremos do potencial comunicativo do catolicismo desdobrado indiretamente na representação do Papa Francisco, utilizando como ambiente o aplicativo Instagram. Serão observados seu discurso de linguagem, a perspectiva semiótica e como a plataforma favorece no propósito de comunicação de Jorge Mário Bergoglio, ao ponto de ser considerado o maior ícone religioso da atualidade. Para contextualizar o estudo, será adotado um aporte teórico sobre secularização, mídia, a igreja e os ícones religiosos, semiótica, cibercultura e a prática dos multiletramentos semióticos. O método qualitativo escolhido é a análise de conteúdo do perfil @franciscus no Instagram. Apesar de não ser totalmente possível, a comunicação do Papa Francisco no contexto multicultural pode nos proporcionar uma alternativa para decifrar o enigma das relações interpessoais digitais, onde cada um quer ser mais visto e ouvido ao invés de ver e ouvir. Logo, esperamos que esse estudo possa contribuir para uma reflexão da técnica comunicativa diante da importância que ela traz para a sociedade.
The development of technology and digital media has given rise to questions and insecurities in human and social relations, especially in the religious environment. However, despite being the oldest method of relationship, the practice of communication continues to be an epistemological phenomenon with great problems throughout the centuries. It is not by chance that the greatest social problems come from a lack of dialogue and adequate communication. In the present work, we will open a discussion on the sphere of human relations through digital media. We will start from the communicative potential of Catholicism indirectly unfolded in the representation of Pope Francis, using the Instagram application as environment. His speech of language, the semiotic perspective and how the platform favors the communication purpose of Jorge Mário Bergoglio, to the point of being considered the greatest religious icon of the present time will be observed. To contextualize the study, a theoretical contribution on secularization, media, church and religious icons, semiotics, cyberculture and the practice of semiotic multiletrations will be adopted. The qualitative method chosen is content analysis of the @franciscus profile on Instagram. Although it is not entirely possible, the communication of Pope Francis in the multicultural context can provide us with an alternative to decipher the riddle of digital interpersonal relations, where each wants to be seen and heard more than to see and hear. Therefore, we hope that this study can contribute to a reflection of the communicative technique in view of the importance it brings to society.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11881
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000489171-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,97 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.