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dc.contributor.advisorRamos, Maurivan Güntzel
dc.contributor.advisorSanchez Ilabaca, Jaime Hernan
dc.contributor.authorMenezes, André Luis dos Santos
dc.date.accessioned2018-09-13T12:04:03Z-
dc.date.available2018-09-13T12:04:03Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/12708-
dc.description.abstractDiante das dificuldades encontradas por alunos com deficiência visual incluídos no sistema regular de ensino, no tocante a determinadas disciplinas, em particular a Matemática, apresenta-se nesta investigação um olhar voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico por um grupo de estudantes cegos e de baixa visão. A tese tem como base as contribuições e o impacto que o videojogo “Audiogeometria” pode oferecer como recurso metodológico utilizado na relação ensino e aprendizagem dentro desse grupo. Apresenta-se o Videojogo “Audiogeometria” como recurso, e também como objeto de estudo e apoio, composto de interfaces baseadas em som e em háptica para desenvolvimento de habilidades que estejam relacionadas ao pensamento matemático-geométrico do cego. O objetivo desta tese é investigar e comprovar as possíveis contribuições do uso do Videojogo ”Audiogeometria” com sujeitos deficientes visuais para o desenvolvimento do pensamento geométrico. As bases metodológicas de análise na construção e interpretação foram apoiadas na teoria dos modelos mentais para o desenvolvimento de habilidades em geometria, no caso dos estudantes cegos e de baixa visão, apoiados na Teoria de Van Hiele. Na análise das respostas utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Deste modo, nesse trabalho defende-se a tese de que o videojogo Audiogeometria contribui para o desenvolvimento do pensamento geométrico na perspectiva de Van Hiele e pode ser usado como uma ferramenta de impacto para o desenvolvimento do pensamento geométrico.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, in front of the disabilities encountered by students with visual impairment included in the regular system of education, about different disciplines, in particular Mathematics, I will present a look at the development of geometric thinking by a blind and low vision student’s group. I believe that a database as contributions and impact for the video game "Audiogeometry" can be offered as a methodological resource in the relation between teaching and learning within this community. The video game "Audiogeometry" is presented as a resource, as well as an object of study and support, composed of sound-based and haptic interfaces for the development of skills that are related to the mathematical-geometric thinking of the blind student. The methodologies of analysis in the construction and the interpretation of mental models for the development of skills in geometry in the case of blind and low vision students, was supported by the Van Hiele’s Theory. Thus, in this work we defend the thesis that the videogame Audiogeometry contributes to the development of geometric thinking in Van Hiele's perspective.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt_BR
dc.subjectJOGOS EDUCATIVOSpt_BR
dc.subjectPESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUALpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleInvestigação do desenvolvimento do pensamento geométrico por meio do uso de um videojogo por estudantes cegospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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