Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/12781
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Maurivan Güntzel
dc.contributor.authorThomaz, Estrella Marlene da Silva
dc.date.accessioned2018-09-25T12:04:15Z-
dc.date.available2018-09-25T12:04:15Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/12781-
dc.description.abstractNa última década, tem sido notório o avanço da Neurociência Cognitiva, fornecendo novos entendimentos sobre os diferentes processos cognitivos que dão suporte aos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, conhecer a opinião de professores e licenciandos sobre tais conhecimentos, torna-se relevante e necessário para quem atua em sala de aula. Assim, a pesquisa relatada nesta dissertação apresenta algumas respostas ao seguinte questionamento: De que modo professores da Educação Básica, da área de Ciências da Natureza e licenciandos de Biologia, Física e Química, estão preparados para tratar do ensino e da aprendizagem na perspectiva da Neurociência Cognitiva e como valorizam esses pressupostos na sua prática docente? A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários a 13 professores da Educação Básica e a 20 estudantes de cursos de licenciaturas da área de Ciências da Natureza, que também foram entrevistados, com gravação em áudio. Com vistas a compreender as percepções dos participantes, as respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva – ATD, permitindo a obtenção das conclusões a seguir.A falta de interação entre cientistas da área neurociências e profissionais da área do ensino implica carência de informações e, consequentemente, falta de aplicabilidade dos resultados consolidados no Brasil e em outros países, mesmo que os docentes pesquisados valorizem tais conceitos. A partir da análise dos dados coletados, destaca-se que, apesar da pouca utilização dos conhecimentos provenientes da Neurociência Cognitiva em sala de aula, há grande entusiasmo por parte dos participantes, a respeito da utilização de tais conhecimentos. Os resultados também mostram a existência de neuromitos no âmbito docente, podendo resultar em abordagens inadequadas de ensino, baseada em dados sem critério científico. Surge, assim, a necessidades de melhorar a formação de professores em assuntos referentes ao funcionamento cerebral, associados a situações de aprendizagem, de modo a ampliar os estudos com bases científicas, o que pode contribuir para a qualificação da educação no país. Portanto, existe um espaço a ser preenchido entre o neurocientista que estuda aprendizagem, o professor da Educação Básica e a formação de professores no Ensino Superior.pt_BR
dc.description.abstractIn the last decade, the advance of Cognitive Neuroscience has been well-known, conceptualizing new understandings about the different cognitive processes that support teaching and learning processes. In this sense, knowing an opinion of teachers and graduates about such knowledge becomes relevant and necessary for those who work in the classroom. Thus, the research reported in this dissertation presents some answers to the following question: How do Basic Education teachers in the area of Natural Sciences and Biology, Physics and Chemistry graduates prepare for teaching and teaching from the perspective of Cognitive Neuroscience and how do they value these assumptions in their teaching practice? A data collection through the application of questions to 13 teachers of Basic Education and 20 students of undergraduate courses in the area of Natural Sciences, all of them are interviewed, with audio recording. With perspectives as participant perceptions, as answers and analyzes through Discursive Textual Analysis - ATD, allowing a conclusion to be obtain.The lack of interaction between neuroscientists and professionals in the field of education implies information and, consequently, lack of applicability of the consolidated results not Brazil and in other countries, even if they are documented researched values such concepts. From the analysis of the collected data, it is highlighted that, despite the low utilization of the knowledge of Cognitive Neuroscience in the classroom, there is great enthusiasm on the part of the participants, a respect to the use of knowledge. The results also show the existence of neuromyths in the teaching field, which may result in inadequate teaching approaches, in real time in data without scientific criteria. Thus, there is a need to train teachers in reference to brain functioning, associated with learning situations, in order to expand studies with scientific bases, which may contribute to a qualification of non-country education. Thus, there is a space to be filled between the neuroscientist who studies learning, the teacher of Basic Education and a training of teachers of Higher Education.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectNEUROCOGNIÇÃOpt_BR
dc.subjectNEUROCIÊNCIApt_BR
dc.titleNeurociências e seus vínculos com ensino, aprendizagem e formação docente: percepções de professores e licenciados da área de ciências da naturezapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000489768-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,97 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.