Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/12798
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTonin, Juliana
dc.contributor.authorNascimento, Fagner Deport Ferreira do
dc.date.accessioned2018-09-28T12:03:32Z-
dc.date.available2018-09-28T12:03:32Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/12798-
dc.description.abstractAs animações de longa-metragem são um campo extremamente fértil do cinema, poderosa tecnologia do imaginário, e permitem a compreensão de diversas representações advindas de um imaginário sociológico igualmente rico e complexo. A partir de uma perspectiva simbólica, na qual a imagem é o elo entre os homens, o que possibilita a leitura de tipos sociais no imaginário, este trabalho propõe-se a analisar e compreender diferentes manifestações do masculino nas animações dos estúdios Walt Disney. Para tal entende-se que a sociologia compreensiva será aliada da pesquisa bibliográfica, que abarca múltiplas perspectivas sobre o gênero masculino, possibilitando a elaboração de instrumentos capazes de auxiliar no reconhecimento da forma formadora (pesquisa estilística). Aliadas a essa metodologia está a técnica dos retratos contrastados do imaginário, que permite a leitura das formas e tipos sociais, através de um campo binário de oposição, que será realizado por meio da comparação entre personagens protagonistas e antagonistas, das animações Peter Pan (1953) e Detona Ralph (2012).pt_BR
dc.description.abstractThe feature animations are an extremely fertile field of cinema, powerful imaginary technology, allowing the understanding of diverse representations arising from an equally rich and complex sociological imaginary. From a symbolic perspective, in which the image is the link between men that makes possible the reading of social types in the imaginary, this work proposes to analyze and understand different manifestations of masculine in the animations of the Walt Disney Studios. To that end, understanding sociology will be allied with bibliographical research, in which encompasses multiple perspectives on the masculine gender, enabling the elaboration of instruments capable of assisting the recognition of the formative form (stylistic research). Allied to this methodology is the technique of contrasted pictures of the imaginary, which allows the reading of social forms and types, through a binary field of opposition, which, in this work, will be realized by the comparison between protagonist and antagonist characters, the animations Peter Pan (1953) and Wrecking Ralph (2012).en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPERSONAGENS - ADAPTAÇÃOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIOpt_BR
dc.subjectIMAGEMpt_BR
dc.titleEntre aparências e contrastes: imaginário do masculino nas animações Disneypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000489797-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,02 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.