Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13024
Tipo: masterThesis
Título: Formação de professores: saberes, desafios e possibilidades no trabalho pedagógico do professor de matemática
Autor(es): Teixeira, Eliana Maria Mallmann
Orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO
PRÁTICA DE ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar os saberes pedagógicos utilizados na prática docente de um grupo de professores de Matemática e a forma como foram construídos. Os participantes da pesquisa foram doze professores de escolas municipais, estaduais e privadas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observações quanto à prática docente. As respostas dadas pelos professores foram analisadas qualitativamente por meio do método de Análise Textual Discursiva, relacionando-as às questões observadas em sala de aula. Como aportes teóricos que serviram como base para esta pesquisa foram usados autores como Tardif (2014), Nóvoa (1995), García (1999), Imbernón (2010), D’Ambrosio (2014), Pimenta (2012) entre outros. Da análise de dados emergiram quatro categorias: as percepções dos professores sobre as estratégias e recursos de ensino de Matemática utilizados na ação docente; as percepções dos professores sobre a sua formação inicial e continuada; ações de formação continuada que os professores participam em serviço; as percepções dos professores sobre o planejamento das aulas de Matemática.A partir dessas categorias foi possível delinear as questões relacionadas aos dados coletados de onde emergiram as categorias intermediárias. É possível afirmar que quando os professores utilizam no planejamento de aula a contextualização, diferentes estratégias e recursos didáticos na prática pedagógica, os estudantes apresentam maior motivação e facilidade de entender os conceitos matemáticos. Quanto aos saberes construído na formação inicial e continuada, verificou-se os professores utilizam diferentes saberes na sua ação docente, destacando-se os saberes pedagógicos, saberes da formação profissional, os saberes curriculares e dão ênfase à importância dos saberes de conteúdo e dos saberes experienciais. Constatou-se que a formação continuada nas escolas ainda possui sequelas, sendo necessário que os professores busquem a sua própria formação continuada além da escola, em seminários, congresso ou em cursos de pós-graduação.
This study aimed to investigate the pedagogical knowledge used in the teaching practice of a group of mathematics teachers and the way they were constructed. The participants were twelve teachers from municipal, state and private schools in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As data collection instruments were used semi-structured interviews and observations regarding teaching practice. The answers given by the teachers were analyzed qualitatively through the Discursive Textual Analysis method, relating them to the questions observed in the classroom. As theoretical contributions that served as basis for this research were used authors such as Tardif (2014), Nóvoa (1995), García (1999), Imbernón (2010), D'Ambrosio (2014), Pimenta (2012) among others. From the data analysis emerged four categories: the teachers' perceptions about the strategies and teaching resources of Mathematics used in the teaching action; the teachers' perceptions of their initial and continuing education; continuous training actions that teachers participate in the service; the teachers' perceptions about the planning of Mathematics classes.From these categories it was possible to delineate the questions related to the data collected from where the intermediate categories emerged. It is possible to affirm that when teachers use contextualization, different strategies and didactic resources in pedagogical practice in the classroom planning, the students present greater motivation and ease of understanding the mathematical concepts. As for the knowledge built in initial and continuous training, it was verified that teachers use different knowledge in their teaching, emphasizing the pedagogical knowledge, vocational training knowledge, curricular knowledge and emphasize the importance of content knowledge and knowledge experiences. It was found that training in schools still has sequels, and it is necessary for teachers to seek their own continuing education beyond school, in seminars, congresses or in postgraduate courses.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13024
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