Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13128
Tipo: masterThesis
Título: Os efeitos do acordo de associação transpacífico (TTP) e do acordo de parceria transatlântico de comércio e investimento (TTIP) sobre o mercado internacional de fertilizantes
Autor(es): Bosio, Eric Losala
Orientador: Alvim, Augusto Mussi
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimento
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: FERTILIZANTES
AGRICULTURA - ASPECTOS ECONÔMICOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ECONOMIA
Resumo: O presente estudo tem por objetivo avaliar os possíveis impactos da eliminação das barreiras tarifárias sobre o mercado dos fertilizantes. A fim de avaliar os efeitos da liberalização dos mercados, é utilizado o modelo de equilíbrio espacial formulado como um Problema de Complementaridade Mista (PCM). Para atingir o objetivo proposto são simulados cinco cenários: o primeiro considera a eliminação das barreiras tarifárias em um arranjo multilateral; o segundo simula a expansão do Acordo de Parceria Transatlântico de Comércio e Investimento (TTIP), incluindo-se o Brasil no acordo; o terceiro simula a inclusão do Brasil no Acordo de Associação Transpacífico (TTP); o quarto simula a formação de um acordo bilateral que elimina as barreiras comerciais entre o Brasil e a Rússia; e o quinto simula um acordo entre o Brasil e a região da África. Os maiores ganhos ocorrem no cenário em que se considera a eliminação de todas as barreiras tarifárias em um acordo comercial multilateral, o que permite dizer que, para o mercado de fertilizantes, a eliminação das barreiras tarifárias em um arranjo comercial multilateral é a melhor opção para impulsionar a produção para todos os produtores do que os arranjos regionais.
The present study aims to evaluate the possible impacts of eliminating tariff barriers on the fertilizer market. To evaluate the effects of free trade is used a spatial model formulated as Mixed Complementary Problem (MCP). To achieve the proposed objective, five scenarios are simulated: the first considers the elimination of tariff barriers in a multilateral arrangement; the second simulates the expansion of the Transatlantic Trade and Investment Partnership Agreement (TTIP), including Brazil in the agreement; the third simulates the inclusion of Brazil in the Trans-Pacific Association Agreement (TTP); the fourth simulates the formation of a bilateral agreement that eliminates trade barriers between Brazil and Russia; and the fifth simulates an agreement between Brazil and the region of Africa. The biggest gains are in the scenario where the elimination of all tariff barriers in a multilateral trade agreement is considered, which means that for the fertilizer market the elimination of tariff barriers in a multilateral trading arrangement is the best option for production for all producers than regional arrangements.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13128
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000490024-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,79 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.