Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/13854
Type: doctoralThesis
Title: O leitor-sujeito: uma proposta teórico-metodológica de leitura pelo viés da teoria enunciativa de Benveniste
Author(s): Aldrovandi, Makeli
Advisor: Delanoy, Cláudio Primo
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2018
Keywords: LINGUÍSTICA APLICADA
LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO
LINGUAGEM - TEORIAS
LEITURA
Abstract: Propusemo-nos, por meio deste trabalho, a elaborar um itinerário de leitura baseado na Teoria Enunciativa de Benveniste. Para tanto, conceituamos leitura enunciativa como um ato de resposta ao texto, em que, ao (re)criar os sentidos desse texto, o leitor passar a leitor-sujeito, responsável pela nova enunciação que é a leitura. Objetivamos, primeiramente, definir o conceito de leitura enunciativa e, em seguida, elaborar uma abordagem teórico metodológica de leitura enunciativa que leve o leitor a compreender um texto em sua totalidade, a partir da tomada de consciência das estratégias e recursos linguísticos que o autor, enquanto sujeito da enunciação do seu texto, usou para marcar-se em seu enunciado. Para isso, elaboramos perguntas sobre três textos do gênero artigo de opinião, amplamente utilizados em salas de aula de nível médio. Essas perguntas foram baseadas em três princípios enunciativos que levantamos a partir das leituras de Benveniste. São eles: o princípio da intersubjetividade, o princípio da referência, e o princípio da forma e sentido como noções gêmeas. Em seguida, essas mesmas perguntas foram discutidas sob o ponto de vista dos princípios de modo a explicitar sua relação com cada um deles. Por fim, elaboramos um quadro com um compilado de tipos de perguntas que podem ser criadas a partir de nossos princípios. A finalidade do quadro é orientar professores que se interessem pela abordagem. Pensamos que é relevante que se realize uma pesquisa que tenha como objetivo criar um guia de leitura, uma vez que não se tem conhecimento de pesquisas semelhantes na Linguística. O diferencial deste trabalho está justamente em não ser um teste de capacidade de compreensão leitora, mas um guia que se propõe a levar o leitor pelos percursos da leitura, de modo a fazer com que ele se perceba um sujeito responsável pela sua enunciação, isto é, pela sua leitura, e não apenas um decodificador de mensagens explícitas ou escondidas nas entrelinhas do texto.
We proposed, through this work, to elaborate a reading itinerary based on Benveniste's Enunciative Theory. To do so, we conceptualized enunciative reading as an act of response to the text, in which, by (re)creating the meanings of this text, the reader becomes readersubject, responsible for the new enunciation that the reading is. We aimed, first, to define the concept of enunciative reading and, then, to elaborate a theoretical methodological approach of enunciative reading that leads the reader to understand a text in its totality, by raising awareness of the strategies and linguistic resources that the author, as subject of the enunciation of their text, used to mark themselves in their statement. In order to do so, we elaborated questions about three texts of the genre opinion article, widely used in high school classrooms. These questions were based on three enunciative principles that we drew from the readings of Benveniste. They are: the principle of intersubjectivity, the principle of reference, and the principle of form and meaning as twin notions. Then, these same questions were discussed from the point of view of the principles in order to make their relationship with each of them explicit. Finally, we elaborated a table with a compilation of types of questions that can be created from our principles. The purpose of the table is to guide teachers who become interested in the approach. We believe it is relevant to carry out a research that aims to create a reading guide, since there is no knowledge of similar research in Linguistics. The differential of this work is precisely in not being a test of reading comprehension capacity, but rather a guide that proposes to take the reader along the paths of reading, in order to make him perceive himself as the subject responsible for his enunciation, i.e., by his reading, and not just a decoder of messages whether explicit or hidden in between the lines of the text.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13854
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_MAKELI_ALDROVANDI_COMPLETO.pdfTexto Completo892,67 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.