Abstract: | Propusemo-nos, por meio deste trabalho, a elaborar um itinerário de leitura baseado na Teoria
Enunciativa de Benveniste. Para tanto, conceituamos leitura enunciativa como um ato de
resposta ao texto, em que, ao (re)criar os sentidos desse texto, o leitor passar a leitor-sujeito,
responsável pela nova enunciação que é a leitura. Objetivamos, primeiramente, definir o
conceito de leitura enunciativa e, em seguida, elaborar uma abordagem teórico metodológica
de leitura enunciativa que leve o leitor a compreender um texto em sua totalidade, a partir da
tomada de consciência das estratégias e recursos linguísticos que o autor, enquanto sujeito da
enunciação do seu texto, usou para marcar-se em seu enunciado. Para isso, elaboramos
perguntas sobre três textos do gênero artigo de opinião, amplamente utilizados em salas de
aula de nível médio. Essas perguntas foram baseadas em três princípios enunciativos que
levantamos a partir das leituras de Benveniste. São eles: o princípio da intersubjetividade, o
princípio da referência, e o princípio da forma e sentido como noções gêmeas. Em seguida,
essas mesmas perguntas foram discutidas sob o ponto de vista dos princípios de modo a
explicitar sua relação com cada um deles. Por fim, elaboramos um quadro com um compilado
de tipos de perguntas que podem ser criadas a partir de nossos princípios. A finalidade do
quadro é orientar professores que se interessem pela abordagem. Pensamos que é relevante
que se realize uma pesquisa que tenha como objetivo criar um guia de leitura, uma vez que
não se tem conhecimento de pesquisas semelhantes na Linguística. O diferencial deste
trabalho está justamente em não ser um teste de capacidade de compreensão leitora, mas um
guia que se propõe a levar o leitor pelos percursos da leitura, de modo a fazer com que ele se
perceba um sujeito responsável pela sua enunciação, isto é, pela sua leitura, e não apenas um
decodificador de mensagens explícitas ou escondidas nas entrelinhas do texto. We proposed, through this work, to elaborate a reading itinerary based on Benveniste's
Enunciative Theory. To do so, we conceptualized enunciative reading as an act of response to
the text, in which, by (re)creating the meanings of this text, the reader becomes readersubject, responsible for the new enunciation that the reading is. We aimed, first, to define the
concept of enunciative reading and, then, to elaborate a theoretical methodological approach
of enunciative reading that leads the reader to understand a text in its totality, by raising
awareness of the strategies and linguistic resources that the author, as subject of the
enunciation of their text, used to mark themselves in their statement. In order to do so, we
elaborated questions about three texts of the genre opinion article, widely used in high school
classrooms. These questions were based on three enunciative principles that we drew from the
readings of Benveniste. They are: the principle of intersubjectivity, the principle of reference,
and the principle of form and meaning as twin notions. Then, these same questions were
discussed from the point of view of the principles in order to make their relationship with
each of them explicit. Finally, we elaborated a table with a compilation of types of questions
that can be created from our principles. The purpose of the table is to guide teachers who
become interested in the approach. We believe it is relevant to carry out a research that aims
to create a reading guide, since there is no knowledge of similar research in Linguistics. The
differential of this work is precisely in not being a test of reading comprehension capacity, but
rather a guide that proposes to take the reader along the paths of reading, in order to make him
perceive himself as the subject responsible for his enunciation, i.e., by his reading, and not
just a decoder of messages whether explicit or hidden in between the lines of the text. |