Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13858
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dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antônio
dc.contributor.authorPrada, Óscar Augusto Elizalde
dc.date.accessioned2019-02-06T11:01:25Z-
dc.date.available2019-02-06T11:01:25Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/13858-
dc.description.abstractEsta investigação aborda o papel da comunicação digital na configuração da fé religiosa, num contexto cultural predominantemente midiático que, a partir das novas tecnologias da informação e da comunicação, poderia estar acelerando o domínio da sociedade do espetáculo profetizada por Guy Debord (1967). Indagar como a sociedade do espetáculo interfere ou não na comunicação digital da fé religiosa, tomando como referência o estudo comparativo de quatro sites (webs) em dois países da América Latina (Brasil e Colômbia) e de diferentes denominações religiosas (católico e neopentecostal), constitui o propósito desta tese doutoral, enquadrada nos estudos qualitativos de mídia e religião, com o recurso da etnografia virtual e da análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa situam o espetáculo da fé religiosa a partir de cinco categorias analítica-interpretativas: Religião e sociedade; Igreja e poder; Igreja e marketing; Religião e midiatização; e Fé e espetáculo.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the role of digital communication in the configuration of religious faith, in a predominantly mediatic cultural context that, through the new information and communication technologies, could be accelerating the peak of The society of the spectacle prophesied by Guy Debord (1967). To inquire how the society of the spectacle interferes or not in the digital communication of religious faith, taking as a reference the comparative study of four web sites in two Latin American countries (Brazil and Colombia) and different religious denominations (Catholic and Neo-Pentecostal), is the purpose of this doctoral thesis, framed in qualitative studies about media and religion, with the use of virtual ethnography and content analysis. The results of this research place the spectacle of religious faith through five analytical-interpretative categories: Religion and society; Church and power; Church and marketing; Religion and mediatization; and Faith and spetacle.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectSOCIEDADEpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleLa comunicación digital de la fe religiosa en la sociedad del espectáculo: abordaje comparativo entre Brasil y Colombiapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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