Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/14009
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dc.contributor.advisorEggert, Edla
dc.contributor.authorAnjos, Thaiana Machado dos
dc.date.accessioned2019-02-14T11:01:54Z-
dc.date.available2019-02-14T11:01:54Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/14009-
dc.description.abstractA presente dissertação decorre da pesquisa desenvolvida no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (PUCRS), na Linha de Pesquisa Teorias e Culturas em Educação. A pesquisa objetivou compreender a construção da profissionalização das pedagogas e pedagogos, que atuam como técnico-administrativos em educação, tendo por base suas experiências de trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Insere-se dentro da dialética materialista histórica enquanto postura e concepção de mundo e está sustentada no eixo epistemológico do que tem sido chamado de pesquisa qualitativa, considerando o seu caráter descritivo e interpretativo; o contexto no qual os dados foram obtidos; e a interação entre os sujeitos da pesquisa, sustentados por um amparo teórico metodológico que assegure a efetivação dos objetivos. Concretizou-se com a realização de estudos documentais e bibliográficos, da pesquisa diagnóstica e de grupos focais, para então produzir a análise de todo material coletado. Ao término da pesquisa, conclui-se que a grande parte das atividades desempenhadas pelas pedagogas/os TAEs são de cunho burocrático, tarefeiras, embora, haja ações pulverizadas que envolvam as dimensões do ensinar e aprender. Seja por falta da descrição clara das atribuições, por questões de gestão e até pelo modo como as/os profissionais assumem suas autorias e protagonismos, fica nítido que muitas/as pedagogas/os estão sendo subutilizadas/os. O trabalho da pedagoga e do pedagogo torna-se potente na medida que a instituição tem a compreensão sobre que tipo de educação quer ofertar e que cidadã e cidadão deseja formar.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation is based on the research developed in the Postgraduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Rio Grande Sul (PUCRS), in the Line of Research Theories and Cultures in Education. The objective of this research was to understand the construction of the pedagogical and pedagogical professionalization, which work as administrative technicians in education, based on their work experiences at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS). It is inserted within the historical materialist dialectic as posture and conception of the world and is sustained in the epistemological axis of what has been called qualitative research, considering its descriptive and interpretative character; the context in which the data were obtained; and the interaction between the research subjects, supported by a theoretical methodological support that ensures the accomplishment of the objectives. It was accomplished with the accomplishment of documentary and bibliographical studies, of the diagnostic research and of focus groups, to produce the analysis of all collected material. At the end of the research, it is concluded that the great majority of activities performed by pedagogues / TAEs are bureaucratic, although, there are actions that involve the dimensions of teaching and learning. Whether it is for the lack of a clear description of the assignments, for management reasons or even for the way the professionals assume their authorship and protagonism, it is clear that many pedagogues are being underutilized. The work of the pedagogue and the pedagogue becomes potent insofar as the institution has the understanding about what type of education it wants to offer and what citizen and citizen wants to form.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPEDAGOGIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleExperiências profissionais das pedagogas e pedagogos técnico-administrativos em educação do IFRSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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