Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/14956
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dc.contributor.advisorParedes, Marçal de Menezes
dc.contributor.advisorGonçalves, Leandro Pereira
dc.contributor.authorPredebon, Gabriel Soares
dc.date.accessioned2019-06-26T12:02:08Z-
dc.date.available2019-06-26T12:02:08Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/14956-
dc.description.abstractEste estudo objetiva analisar as colunas cinematográficas de Ironides Rodrigues (1923-1987) para o jornal A Marcha, órgão oficial do Partido de Representação Popular, de tendências conservadoras e herdeiro político da Ação Integralista Brasileira, movimento de inspiração fascista da década de 1930. Busca-se compreender, mediante a análise da trajetória do autor, marcada por seu envolvimento no movimento negro, notadamente com o Teatro Experimental do Negro fundado por Abdias Nascimento, a relação entre o integralismo e a questão racial, assim como seu pensamento político e sua fé católica. Com base em suas colunas cinematográficas, busca-se analisar a inserção do autor na crítica cinematográfica, além de tentar compreender seu pensamento político por intermédio de sua sociabilidade com diversos escritores católicos conservadores ligados ao integralismo. Também se analisa o catolicismo presente nas colunas, suas aproximações e seus distanciamentos em relação aos grupos católicos organizados em relação ao cinema, e a presença da questão racial em suas colunas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the cinematographic columns that Ironides Rodrigues (1923-1987) wrote for the newspaper A Marcha, the official organ of the Partido de Representação Popular, of conservative tendencies and political heir of Ação Integralista Brasileira, fascist inspired movement of the 1930’s. It aims to comprehend, through the author’s trajectory, marked by his involvement within the Black Movement, mainly the Teatro Experimental do Negro, funded by Abdias Nascimento, the relations between integralism and the racial question, as his political tendencies and catholic faith. Through his cinematographic columns, the study aims to analyze the author’s insertion in the cinematographic criticism, Besides the Catholicism that in his columns, its distances and approximations with the organized groups in relation to cinema and the presence of the racial question in his columns.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectINTEGRALISMO - BRASILpt_BR
dc.subjectCINEMApt_BR
dc.subjectMOVIMENTO NEGROpt_BR
dc.subjectCATOLICISMOpt_BR
dc.subjectBRASIL - HISTÓRIA POLÍTICA - SÉCULO XXpt_BR
dc.titleA trajetória e as colunas cinematográficas de Ironides Rodrigues para a marcha (1954-1962)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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