Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/14975
Type: masterThesis
Title: As percepções de professores de ciências de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul sobre as contribuições dos seminários de formação continuada para suas práticas pedagógicas
Author(s): Schwantes, Cristiane Ribeiro
Advisor: Rocha Filho, João Bernardes da
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2019
Keywords: CIÊNCIAS - ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Abstract: A formação continuada de professores tem previsão legal e vem sendo trabalhada e discutida mais fortemente desde o final do século XX. É debatida, abordada e consolidada nos municípios por meio de seminários, cursos, estudos, entre outros. Esta dissertação tem por objetivo compreender como o planejamento e a oferta dos Seminários de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul são percebidos pelos professores de Ciências, em relação ao atendimento de suas necessidades e interesses. A pesquisa teve uma abordagem de investigação qualitativa, sendo realizado um estudo de caso. As Participantes foram cinco professoras de Ciências. Como instrumento para coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e os dados foram analisados pela metodologia Análise Fenomenológica Hermenêutica (AFH), que assume a Interpretação Essencial Sintética (IES) como produto de seu desenvolvimento. Com base na análise das entrevistas observou-se que, em relação às características dos seminários, a totalidade das Participantes afirma que a participação dos professores da Rede Estadual de Ensino nos Seminários de Educação é importante e positiva. Com relação às concepções sobre formação continuada, as Participantes as associaram ao aperfeiçoamento do dia a dia e da prática pedagógica, à retomada das teorias e metodologias que foram estudadas na graduação, a momentos de reflexões e trocas de ideias e à qualificação e capacitação.Quanto às necessidades de formação continuada, todas as Participantes responderam que os Seminários contribuem para suas práticas pedagógicas e que devem continuar no formato em que são atualmente oferecidos aos professores, porém, foram unânimes ao afirmar que somente os Seminários não satisfazem suas necessidades pedagógicas. As cinco Participantes disseram que necessitam de uma formação continuada específica para professores de Ciências. A partir da análise das entrevistas pôde-se perceber que os Seminários de Formação Continuada oferecidos pelo município contribuem para a prática docente das Participantes, porém, há uma carência de formação continuada específica e direcionada para esses profissionais, sendo que o conhecimento de suas opiniões e necessidades é útil para o planejamento e execução de um novo formato de formação, de acordo com seus interesses. Esse trabalho está dividido nos seguintes capítulos: Introdução, Justificativa e Contextualização, Referencial Teórico, Procedimentos Metodológicos, Análise das Entrevistas e Considerações Finais, também possuindo Referências e Apêndices.
Continued teacher education has a legal perspective and has been made and discussed more strongly since the end of the 20th century. It is debated, approached and consolidated in the cities through seminars, courses, studies, among others. This dissertation aims to understand how the planning and the offer of the Continued Education Seminars of the Municipal Teaching Network of a city in the State of Rio Grande do Sul are perceived by science teachers in relation to the attendance of their needs and interests. This research have a qualitative approach, with case study type. The Participants were five science teachers. As a data collection instrument, was used an semi-structured interview, and the data were analyzed by the methodology called Hermeneutic Phenomenological Analysis (AFH), which assumes the Synthetic Essential Interpretation (IES) as a product of its development. Based on the analysis of the interviews, we observed that, in relation to the characteristics of the seminars, the totality of the Participants affirms that the participation of the teachers of the State Education Network in the Education Seminars is important and positive. With regard to conceptions about continued education, the Participants associate them with the improvement of daily life in school and your pedagogical practice, the resumption of the theories and methodologies that were studied in the undergraduate, moments of reflection and exchange of ideas and qualification.Regarding continued training needs, all Participants answered that the Seminars contribute to their pedagogical practices and should continue in the format in which they are currently offered to the teachers, but were unanimous in stating that the Seminars, only, do not serve to all their pedagogical needs. The five Participants said they need specific continued education for science teachers. From the analysis of the interviews, we conclude that the Continued Education Seminars offered by the municipality contribute to the teaching practice of the Participants, however, there is a lack of specific and targeted training for these professionals, being the knowledge of their opinions and needs is useful for planning and executing a new training format, according to their interests. This work contain the following chapters: Introduction, Justification and Contextualization, Theoretical Referential, Methodological Procedures, Analysis of Interviews and Final Considerations, also possessing References and Appendices.
URI: http://hdl.handle.net/10923/14975
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