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dc.contributor.advisorMuller, Thaísa Jacintho
dc.contributor.authorLima, Rubens Renato da Silva de
dc.date.accessioned2019-08-10T12:01:28Z-
dc.date.available2019-08-10T12:01:28Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/15297-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar como o uso de um objeto de aprendizagem na forma de game pode contribuir para os processos de ensino da Matemática. Os participantes deste processo foram quatro professores do Ensino Médio de escolas de Porto Alegre - RS e região metropolitana, sendo duas escolas particulares e duas públicas, e o pesquisador. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários: um antes dos professores aplicarem o game em suas turmas e o outro após a aplicação do game. Outro instrumento usado como coleta de dados para a pesquisa referiu-se às descrições das observações feitas pelo pesquisador em cada oficina aplicada pelos professores. As respostas aos dois questionários e ao conteúdo das observações foram analisadas de forma qualitativa, fazendo uso do método criado por Moraes e Galiazzi - Análise Textual Discursiva – ATD, usando a técnica de análise definida pela ATD que emergiram três categorias e subcategorias. Na categoria Game e sua Contribuição ao ensino dos alunos verificou-se a percepção dos participantes sobre o uso do game como uma atividade para envolver e estimular os alunos na criação de estratégias na prática. O game como um instrumento que pode ser usado para introdução de conteúdo, revisão e retomada, assim como uma ferramenta que permite aos alunos refletirem sobre o erro. A categoria Game, como Prática de Ensino do Professor, evidenciou o uso do game como uma atividade lúdica que, além disso, permite a revisão dos conteúdos, fazendo com que o professor necessite ter um papel de mediador do ensino com o uso do game. E a terceira categoria, Formato de Navegação do Game e o Aprendizado Eficaz traz a importância da ordem de dificuldade nos games educacionais e qual estrutura de navegação é a melhor a ser aplicada em um game se linear ou a livre.Conclui-se, segundo o grupo de professores pesquisados, que o uso de um game é uma alternativa para os professores fazerem uso em suas práticas docentes como uma alternativa lúdica que permite revisar o conteúdo, estimulando a criação de estratégias de forma prática e que a forma de navegação linear termina sendo a mais desafiadora para os alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to analyze how the use of a learning object in the form of game can contribute to the processes of teaching mathematics. The participants were four teachers and their high school classes from schools in Porto Alegre - RS and metropolitan region, two private schools and two public schools. As a data collection instrument, two questionnaires were applied one before the teachers applied the game in their classes and the other after the application of the game. The other instrument that was used as data collection for the research were the descriptions of the observations made by the researcher in each workshop applied by the teachers. The responses to the two questionnaires and the content of the observations were analyzed in a qualitative way using the method created by Moraes and Galiazzi Textual Discursive Analysis- ATD. Using the analysis technique defined by the ATD emerged three categories and subcategories. In the Game category and its Contribution to students 'teaching, participants' perceptions about the use of the game as an activity to engage and stimulate students in the creation of strategies in practice, the game as an instrument that can be used for the introduction of content, review and resume, as well as a tool that allows students to reflect on the error. The Game category as Teacher Teaching Practice evidenced the use of the game as a play activity that, in addition, allows to review the contents that were seen, making the teacher need to play a role of mediator of the teaching with the use of the game. And the third category The Game navigation format and Efficient Learning brings the importance of the order of difficulty in educational games and that the structure of free navigation in games, although more freedom for students to linear is more challenging.It is concluded that the use of a game can be a viable alternative for teachers to use in their teaching practices as a playful alternative that allows reviewing the content, stimulating the creation of strategies in a practical way and that the form of linear navigation ends up being more challenging for students.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectJOGOS EDUCATIVOSpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleObjeto de aprendizagem na forma de game como auxílio ao professor na promoção do ensinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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