Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbisan, Leci Borges | - |
dc.contributor.author | Immich, Maica Frielink | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-17T12:01:31Z | - |
dc.date.available | 2019-09-17T12:01:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/15483 | - |
dc.description.abstract | Nesta dissertação aplica-se a Teoria da Argumentação na Língua (ADL) à resolução de
questões de língua espanhola do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Inicialmente,
organizam-se os conceitos teóricos necessários para a realização da descrição semântica das
questões e as contribuições da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS) são usadas como aparelho
teórico-metodológico. Resolvem-se as cinco questões da prova de língua espanhola do ENEM
2017. Para a resolução das mesmas, descrevem-se semanticamente as três partes das questões,
a saber: texto-base, comando da questão e alternativas de resposta. Reflete-se sobre a
articulação entre essas partes e o papel dos blocos semânticos intermediários e dos blocos
semânticos síntese. Além disso, discute-se a classificação das questões a habilidades da Matriz
de Referência do Exame e destacam-se aos recursos linguísticos, textuais e argumentativos
empregados, especialmente nos textos-base. Considera-se que as questões são compostas por
um discurso central, pertencente ao texto-base, ao qual são acoplados dois segmentos de
discurso, os comandos das questões e as alternativas de resposta, que originam o
macrodiscurso-questão. Conclui-se que os títulos dos textos-base são importantes para a
reconstrução do sentido, porque, conjuntamente com a estrutura dos textos, orientam a unidade
temática dos discursos e fornecem indicações a respeito da continuidade discursiva. Ademais,
a partir das análises, verifica-se que a maioria das sínteses argumentativas apresentam
argumentações transgressivas, o que se considera bastante relevante do ponto de vista de
elaboração da prova, pois exige que os candidatos encadeiem segmentos de forma diversa do
senso comum e das argumentações mais corriqueiras, as normativas, e de fato compreendam
os discursos apresentados na prova para resolver as questões. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabajo consiste en la aplicación de la Teoría de la Argumentación en la Lengua (ADL) a
la resolución de cuestiones de lengua española delExame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Para eso, se organizan los conceptos teóricos necesarios para la descripción semántica de las
cuestiones y se consideran las contribuciones de la Teoría de los Bloques Semánticos (TBS)
como el aparato teórico y metodológico del estudio. En total se resuelven las cinco cuestiones
de la prueba de lengua española del ENEM 2017. Para las resoluciones, se describen
semánticamente las tres partes de las cuestiones: texto-base, comandos de las cuestiones y
alternativas de respuesta. Se reflexiona acerca de la articulación entre esas partes y el rol de los
bloques semánticos intermediarios y de los bloques semánticos síntesis. Además de eso, se
discute la clasificación de las cuestiones en las habilidades de la Matriz de Referencia del
Examen y atenta a los recursos lingüísticos, textuales y argumentativos empleados,
especialmente en los textos-base. Se considera que las cuestiones se componen por un discurso
central, perteneciente al texto-base, al cual se unen dos segmentos de discurso, los comandos
de las cuestiones y las alternativas de respuesta, que originan el macro discurso-cuestión. Se
concluye que los títulos de los textos-base son importantes para la reconstrucción del sentido
porque, sumados a la estructura de los textos, orientan a la unidad temática de los discursos y
ofrecen indicaciones respecto a la continuidad discursiva. Asimismo, a partir de los análisis, se
verifica que la mayoría de las síntesis argumentativas presentan argumentaciones transgresivas,
lo que se considera bastante relevante del punto de vista de elaboración de la prueba, pues exige
que los candidatos encadenen segmentos de forma diversa a la del sentido común y a las
argumentaciones más recurrentes, las normativas, y de hecho comprendan los discursos
presentados en la prueba para resolver las cuestiones. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | LINGUÍSTICA | pt_BR |
dc.subject | ARGUMENTAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | ESPANHOL - ENSINO | pt_BR |
dc.subject | EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.title | A teoria da argumentação na língua aplicada à resolução de questões do ENEM, opção Espanhol | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Humanidades | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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