Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15659
Tipo: masterThesis
Título: Classroom discourse and interaction in portuguese as additional language: seeking contributions from the reflective practice
Autor(es): Ferreira, Rafael Padilha
Orientador: Perna, Cristina Becker Lopes
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: LINGUÍSTICA PORTUGUESA
PORTUGUÊS - ENSINO
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
LINGUÍSTICA APLICADA
Resumo: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA) vem ocupando espaços cada vez mais significativos dentro dos estudos de Linguística Aplicada. Nesse contexto, esta pesquisa busca formas de investigar as características do discurso e das interações em sala de aula em uma turma de PLA para alunos de cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A fim de promover uma maior consciência do professor acerca de como o uso da língua interfere nas interações que ocorrem em sala de aula, criando ou não oportunidades de aprendizagem, encontra-se, na Prática Reflexiva (PR), uma ferramenta de formação continuada para professores, a base para a promoção de uma reflexão colaborativa, em que se estabelece uma comunidade de prática e se promove a utilização de dados reais do contexto de sala de aula dos profissionais envolvidos. Combinam-se a essa abordagem os estudos sobre discurso e interação em sala de aula, os quais se valem, comumente, de conceitos da Análise da Conversa para a coleta, a organização e a apresentação dos dados. Para tanto, nesta pesquisa, foram gravadas interações em sala de aula, das quais trechos foram usados para ilustrar discussões ocorridas entre a professora da disciplina e o pesquisador.Tais encontros de discussão foram também gravados em áudio e transcritos por meio do software Computerized Language Analysis (CLAN), compondo o corpus da pesquisa. A análise apresentada neste estudo busca evidenciar como o processo de PR contribui para a elucidação de questões referentes ao discurso e às interações em sala de aula, aumentando, assim, a consciência dos profissionais envolvidos no processo acerca desses conceitos. Os resultados observados a partir da análise dos dados demonstram que a PR tem o potencial de oferecer ao profissional de línguas a chance de observar fenômenos ocorridos em sua sala de aula a partir de diferentes perspectivas, aprendendo novos conceitos ou reformulando seus entendimentos acerca de conceitos já amplamente discutidos em programas de formação de professores. Crê-se que esses resultados comprovam que a combinação da PR com o aporte teórico dos estudos sobre discurso e interação em sala de aula, fortemente embasados na metodologia da Análise da Conversa aplicada aos estudos sobre Aquisição de Segunda Língua,oferece, ao menos no contexto desta pesquisa, uma sólida oportunidade de formação docente continuada, contextualizada, que promove a reflexão colaborativa entre profissionais com diferentes experiências.
The teaching of Portuguese as Additional Language (PAL) has been occupying more and more significant spaces within the studies of Applied Linguistics. In this context, this research looks for ways of investigating the characteristics of Classroom Discourse and Interaction (CDI) in a PLA class for graduate students of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS). In order to increase the awareness of the professor about how the use of language interferes with the interactions that occur in the classroom, creating, or not, learning opportunities, one finds in the Reflective Practice (RP) framework, a Continuous Professional Development (CPD) tool for teachers, the basis for the promotion of collaborative reflection, which establishes a community of practice and promotes the use of real data from the classroom context of the professionals involved. This approach is combined with CDI studies, which commonly use Conversation Analysis concepts to collect, organize and present data. Therefore, in this research, classroom interactions were recorded, from which sections were used to illustrate discussions between the professor of the course and the researcher.These Discussion Meetings (DMs) were also recorded in audio and transcribed using the Computerized Language Analysis (CLAN) software, composing the research corpus. The analysis presented in this study seeks to show how the RP process contributes to the elucidation of issues related to CDI, thus increasing the awareness of professionals involved in the process about these concepts. The results observed from the data analysis demonstrate that RP has the potential to offer language professional the chance to observe phenomena occurring in their classroom from different perspectives, learning new concepts or reformulating their understandings about concepts already widely discussed in teacher education programs. It is believed that these results prove that the combination of RP with the theoretical contributions from the CDI studies, strongly based on the methodology offered by the Conversation Analysis applied to studies on Second Language Acquisition (CA-for-SLA), offers, at least in the context of this research, a solid opportunity for an ongoing, contextualized teacher education that promotes collaborative reflection among professionals with different experiences.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15659
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