Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/15690
Tipo: masterThesis
Título: Violência na escola e desenvolvimento moral: um estudo com estudantes do ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre
Autor(es): Machado, Ana Paula
Orientador: Guilherme, Alexandre Anselmo
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
VIOLÊNCIA
EDUCAÇÃO
Resumen: A violência tem sido tema recorrente dentro do ambiente escolar, tornando fundamental não entendê-la, como também investigar fatores que possam influenciá-la. Portanto, pretende-se nesse estudo discutir a relação entre comportamentos de violência na escola e o nível de desenvolvimento moral de estudantes do Ensino Médio do turno da manhã de uma escola pública de Porto Alegre. Trata-se de um estudo qualitativo de análise descritiva, no qual foram observados os comportamentos de violência dos estudantes e categorizando-os em três tipos de violência conforme a teoria de Johan Galtung: violência física, estrutural e cultural. Os níveis de desenvolvimento moral foram classificados de acordo com as respostas dos participantes em relação às histórias dilemas de Kohlberg. Verificou-se que 50% dos participantes estão no nível pré-convencional do desenvolvimento moral, que é nível inicial, esses participantes praticaram todos os três tipos de violência durante as observações. Já os participantes que ficaram no nível pós-convencional, nível mais avançado, praticaram menos violências culturais demonstrando uma melhor percepção e empatia pelo outro. Concluímos que proporcionar um contexto de discussão sobre temas de caráter moral, de forma mediada, beneficiariam estudantes a desenvolverem um raciocínio moral mais complexo, possibilitando-os a avançarem de nível e contribuindo para diminuição da violência na escola.
Violence has been a recurring theme within the school system, and understanding the issue of moral development within this context becomes important in thinking about actions that may contribute to the discussion of this context. Therefore, it is intended in this study to show the relationship between behaviors of school violence and the level of moral development of 10 high school students from a public school in Porto Alegre during the morning shift. This is a qualitative study of descriptive analysis, in which students' violence behaviors were observed and categorized in three types of violence according to Johan Galtung's theory, physical, structural and cultural violence. Levels of moral development were ranked according to participants' responses to Kohlberg's dilemma stories. It was found that 50% of the participants were at the preconventional level of moral development, which is the initial level, these participants practiced all three types of violence. On the other hand, the participants who remained at the post-conventional level, at a more advanced level, practiced less cultural violence, showing a better perception of the other. We conclude that providing a context of discussion on issues that permeate morality, in a mediated way have benefited students to develop at moral levels and thus constitute a step forward in reducing violence in school.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15690
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000495554-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,37 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.