Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15788
Tipo: masterThesis
Título: A anterioridade da responsabilidade em Emmanuel Levinas
Autor(es): Longo, Giovan
Orientador: Castro, Fabio Caprio Leite de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: RESPONSABILIDADE
IDENTIDADE (FILOSOFIA)
FILOSOFIA
Resumo: A dissertação aqui apresentada pretende explorar o tema da responsabilidade na obra de Emmanuel Levinas, mais especificamente o da responsabilidade como anterior à liberdade individual e ao próprio indivíduo enquanto consciência de si e do mundo. Tal responsabilidade será entendida como central para o surgimento do sujeito de identidade própria capaz de perceber de forma consciente a si e ao mundo. Para tanto, no primeiro capítulo serão apresentadas as concepções de liberdade e responsabilidade a que nos referimos ao utilizar a crítica levinasiana sobre o pensamento ocidental. Tal crítica também será explorada nesse primeiro capítulo. No segundo capítulo analisaremos a concepção de humano no pensamento de Levinas mostrando como a responsabilidade incondicional pelo outro está contida na própria identidade do eu. No terceiro capítulo apresentaremos o que Levinas entende por responsabilidade e como ela torna o eu um sujeito comprometido com o outro e com o mundo. No quarto e último capítulo, diante da necessidade de se rever o conceito de liberdade, uma vez que a responsabilidade pelo outro exige que o eu não coloque a si em primeiro lugar, tal conceito será apresentado como Levinas o ressignifica. Diante de tudo isso, o trabalho que aqui será exposto pretende ser uma exposição de como o eu precisaria agir diante do outro e do mundo. Tal necessidade, como veremos, está contida na própria formação do eu consciente de si e do mundo. Nega-la seria o mesmo que negar aquilo que o humano é.
The presented dissertation intends to explore the theme of responsibility in Emmanuel Levinas' work, more specifically about of responsibility as prior to individual freedom and to the individual himself as an awareness of himself and of the world. Such responsibility will be understood as central to the emergence of the subject of self-identity capable of consciously perceiving himself and the world. To do so, in the first chapter will be presented the conceptions of freedom and responsibility to whom we refer when using the Levinasian criticism on Western thought. Such criticism will also be explored in this first chapter. In the second chapter we will look at the conception of the human in Levinas's thinking by showing how the unconditional responsibility for the other is contained in the self's identity. In the third chapter we will present what Levinas understands by responsibility and how it makes the self a subject committed to the other and to the world. In the fourth and last chapter, the need to review the concept of freedom, since responsibility for the other requires that the self does not take place itself first, such a concept will be presented as Levinas re-signifies it. In the face of all this, the work that will be presented intends to be an exposition of how the self would have to act before the other and the world. Such a need, as we will see, is contained in the very formation of the selfconscious self and the world. To deny it would be to deny what the human is.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15788
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