Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hohlfeldt, Antônio | |
dc.contributor.author | Rigo, Larissa Bortoluzzi | |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T12:02:13Z | - |
dc.date.available | 2019-10-29T12:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/15836 | - |
dc.description.abstract | Com o olhar que contempla as configurações sociais e históricas em torno das aproximações e intercomunicabilidade (LAJOLO; ZILBERMAN,1996) entre Jornalismo e Literatura, em espaços constituídos pelo Jornalismo cultural (HOHLFELDT, 2003; LIMA, 2013; SOARES, 2014), traçamos o questionamento desta reflexão. Debruçamo-nos em mapear e caracterizar etapas históricas vividas por espaços de resenhas, páginas, suplementos literários e webreviews, do século XIX ao século XXI. O corpus foi pensado para abranger diferentes estruturas comunicacionais: um veículo público “Suplemento Literário Minas Gerais”; um privado “Caderno de Sábado”; outro independente, “O Rascunho” e um webreview, “Peixe Elétrico”. Para nortear esse percurso, utilizamos, como metodologia, a investigação exploratória, de caráter histórico-crítico-bibliográfica, em uma análise qualitativa e de conteúdo (HERSCOVITZ, 2012; BARDIN, 1977).Nossas reflexões estão centradas em seis edições (KRIPPENDORFF, 1990), em leitura comparatista (PAGEAUX, 2011) entre os veículos. Inspiramo-nos nas particularidades de cada um deles, para identificarmos as tendências do Jornalismo cultural do século XXI. “SLMG”, “CS” e “Peixe Elétrico” possuem mais similaridades do que diferenças. Os cadernos vão além do discurso da cotidianidade (GADINI, 2007), eles apresentam textos com reflexividade em torno da dimensão social e histórica da Literatura. Assim, assinalamos que, apesar das mudanças de suporte, da modernização das mídias, 50 anos depois, os suplementos continuam basicamente com o mesmo formato, isso porque eles se dirigem a um mesmo público, relativamente restrito e especializado, que é o do leitor de livros, o leitor acadêmico, o intelectual da escrita. Evoluiu-se do suplemento, que buscava um público amplo, mas indistinto, porque vinham encartados em jornais de referência, para publicações específicas, dirigidas diretamente para o interessado, como é “O rascunho” e o webreview. | pt_BR |
dc.description.abstract | | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | JORNALISMO CULTURAL | pt_BR |
dc.subject | LITERATURA E COMUNICAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | LITERATURA | pt_BR |
dc.subject | JORNALISMO | pt_BR |
dc.subject | COMUNICAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Jornalismo cultural: dos suplementos literários do século XIX ao Webreview do século XXI | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
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