Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/15836
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antônio
dc.contributor.authorRigo, Larissa Bortoluzzi
dc.date.accessioned2019-10-29T12:02:13Z-
dc.date.available2019-10-29T12:02:13Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/15836-
dc.description.abstractCom o olhar que contempla as configurações sociais e históricas em torno das aproximações e intercomunicabilidade (LAJOLO; ZILBERMAN,1996) entre Jornalismo e Literatura, em espaços constituídos pelo Jornalismo cultural (HOHLFELDT, 2003; LIMA, 2013; SOARES, 2014), traçamos o questionamento desta reflexão. Debruçamo-nos em mapear e caracterizar etapas históricas vividas por espaços de resenhas, páginas, suplementos literários e webreviews, do século XIX ao século XXI. O corpus foi pensado para abranger diferentes estruturas comunicacionais: um veículo público “Suplemento Literário Minas Gerais”; um privado “Caderno de Sábado”; outro independente, “O Rascunho” e um webreview, “Peixe Elétrico”. Para nortear esse percurso, utilizamos, como metodologia, a investigação exploratória, de caráter histórico-crítico-bibliográfica, em uma análise qualitativa e de conteúdo (HERSCOVITZ, 2012; BARDIN, 1977).Nossas reflexões estão centradas em seis edições (KRIPPENDORFF, 1990), em leitura comparatista (PAGEAUX, 2011) entre os veículos. Inspiramo-nos nas particularidades de cada um deles, para identificarmos as tendências do Jornalismo cultural do século XXI. “SLMG”, “CS” e “Peixe Elétrico” possuem mais similaridades do que diferenças. Os cadernos vão além do discurso da cotidianidade (GADINI, 2007), eles apresentam textos com reflexividade em torno da dimensão social e histórica da Literatura. Assim, assinalamos que, apesar das mudanças de suporte, da modernização das mídias, 50 anos depois, os suplementos continuam basicamente com o mesmo formato, isso porque eles se dirigem a um mesmo público, relativamente restrito e especializado, que é o do leitor de livros, o leitor acadêmico, o intelectual da escrita. Evoluiu-se do suplemento, que buscava um público amplo, mas indistinto, porque vinham encartados em jornais de referência, para publicações específicas, dirigidas diretamente para o interessado, como é “O rascunho” e o webreview.pt_BR
dc.description.abstracten_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectJORNALISMO CULTURALpt_BR
dc.subjectLITERATURA E COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleJornalismo cultural: dos suplementos literários do século XIX ao Webreview do século XXIpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000495726-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,96 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.