Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15846
Tipo: masterThesis
Título: Memória institucional comunicada: um olhar sobre as universidades comunitárias
Autor(es): Borba, Eduardo de Carvalho
Orientador: Moura, Cláudia Peixoto de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS - BRASIL
MEMÓRIA INSTITUCIONAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO
Resumo: As universidades passam, na contemporaneidade, por um grande movimento de reflexão e tentativas de redescoberta sobre seu papel na educação superior e na sociedade. A história quase milenar dessas instituições revela que essa é mais uma fase de tantas transformações ocorridas. Atualmente, frente a um contexto competitivo, movido por metas, métricas, rankings e discursos de inovação e empreendedorismo, muitas instituições longevas lançam mão de projetos de Memória Institucional como forma de celebrar sua trajetória e fortalecer sua identidade. As universidades comunitárias, cuja condição tornou-se evidente a partir da Constituição Federal de 1988 e do marco legal conquistado em 2013, têm a missão – especialmente as de característica regional – de criar formas de evidenciar a todos os públicos com os quais se relacionam as suas raízes, as motivações de criação e a integração com os interesses sociais, econômicos e culturais de suas cidades e regiões onde estão seus campi.Na presente pesquisa, à luz do interacionismo simbólico (MEAD, 1863-1931) e da comunicação organizacional, pelo ponto de vista da organização comunicada (BALDISSERA, 2014), traçamos um panorama das práticas de memória e refletimos a comunicação entre Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do Rio Grande do Sul e as comunidades onde estão inseridas. Identificamos e analisamos produtos de memória disponíveis nos portais institucionais na web e, também, nos lugares de memória físicos. Evidenciamos que os aniversários consistem na principal circunstância motivadora das iniciativas de promoção da Memória Institucional, mas museus, memoriais e centros de memória das ICES ou de suas mantenedoras cumprem importante papel na promoção e na disseminação permanente da história e da cultura regional. Com base nas pesquisas e à luz da dimensão da organização comunicada, elaboramos a Memória Institucional Comunicada, a qual reflete o que as universidades consideram ideal tornar de conhecimento público para a construção de sua identidade a partir da comunicação com a comunidade.
Universities have been trying to reflect upon their role in higher education and society in an effort to revisit themselves. These institutions have almost 1,000 years of existence and their history shows that this is just one more moment of transformation they are going through. Today, in view of an extremely competitive context, where they are required to achieve goals, numbers, positions in rankings and make efforts in innovation and entrepreneurship, many centuries-old institutions are keen to implement Institutional Memory projects as a means to celebrate their history and strengthen their identity. The mission of private non-profit universities – especially the regional ones – , as stated in the Federal Constitution of 1988, and the laws that they are governed by, sanctioned in 2013, is to create means to share with their audiences their origins, the reasons for their existence and the integration with social, economic and cultural interests of their cities and regions where their campuses are located. In this investigation, in light of symbolic interactionism (MEAD, 1863-1931) and organizational communication, under the perspective of the communicated organization (BALDISSERA, 2014), we will be presenting an overview of the memory practices and reflect upon the forms of interaction between the Private Non-Profit Higher Education Institutions (ICES) of Rio Grande do Sul and the communities where they are located. We have identified and analyzed memory products available in the web portals and in on-site memory centers as well.We have found that anniversaries are still the main reason why institutions promote their Institutional Memory, but museums, memorials and memory centers have a role to play in the promotion and constant dissemination of the regional history and culture. In view of the investigations that have been developed so far and in light of communicated organization, we have designed the Communicated Institutional Memory, which contains the information universities believe should be shared with all audiences to build their identity as they communicate with community.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15846
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