Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1590
Tipo: masterThesis
Título: Uma metodologia para especificar interação 3D utilizando Redes de Petri
Autor(es): Rieder, Rafael
Orientador: Pinho, Márcio Sarroglia
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: INFORMÁTICA
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
ORIENTAÇÃO A OBJETOS
3D (COMPUTAÇÃO GRÁFICA)
REDES DE PETRI
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para modelar e construir tarefas de interação 3D em ambientes virtuais usando Redes de Petri, uma taxonomia de decomposição de técnicas e conceitos de orientação a objetos. Para tanto, um conjunto de classes e uma biblioteca gráfica são requisitos para construção de uma aplicação e para controlar o fluxo de dados da rede. Operações podem ser desenvolvidas e representadas como nodos de uma Rede de Petri. Estes nodos, quando interligados, representam as etapas do processo interativo. A integração destas abordagens resulta em uma aplicação modular, baseada no formalismo de Redes de Petri que permite especificar uma tarefa de interação, e também o reuso dos componentes existentes em novos projetos de ambientes virtuais.
This work presents a methodology to model and to build 3D interaction tasks in virtual environments using Petri nets, a technique-decomposition taxonomy and object-oriented concepts. Therefore, a set of classes and a graphics library are required to build an application and to control the net dataflow. Operations can be developed and represented as Petri Net nodes. These nodes, when linked, represent the interaction process stages. The integration of these approaches results in a modular application, based in the Petri Nets formalism that allows specifying an interaction task, and also to reuse developed blocks in new virtual environments projects.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1590
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000388456-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,9 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.