Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1614
Tipo: masterThesis
Título: Autoria de artefatos de software
Autor(es): Silva, Marcos Tadeu
Orientador: Bastos, Ricardo Melo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Data de Publicação: 2010
Palavras-chave: INFORMÁTICA
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Resumo: No contexto da engenharia de software, processos de desenvolvimento de software definem um conjunto de “atividades”, “papéis”, e “artefatos” que são utilizados durante o ciclo de vida da construção de um produto de software. Entretanto, tais processos representam artefatos como documentos monolíticos, que são compostos de informações fracamente estruturadas. Isto ocorre dado o fato da construção dos artefatos ser feita a partir de processadores de textos, levando a um problema na computação da estrutura, da organização e do conteúdo, uma vez que limita a potencial formalização dos artefatos utilizados. Diante deste contexto, o desafio é construir artefatos de software que podem ser controlados e gerenciados através de ferramentas que trabalhem com maior nível de formalização. Neste sentido, apresentamos uma abordagem que visa à representação de artefatos de forma bem estruturada, separando artefatos em dois níveis: “estrutura” e “conteúdo”. Além disso, este trabalho também auxilia na utilização de artefatos de forma genérica, independente de processo, o que é conhecido na literatura por camadas de “definição” de artefatos e “uso” em processos. Desta forma, nossa abordagem consiste na utilização de um paradigma diferente de manipulação de artefatos, numa tentativa de melhoria no controle da informação desde a fase de autoria e definição do processo de desenvolvimento de software.
In the context of software engineering, software process defines a set of “activities, “roles”, and “artifacts” that are used throughout a software product life-cycle. However, these processes represent artifacts as monolithic documents of loosely structured information. This occurs due to the fact that the artifact construction is developed through text processing tools, leading to problems in the computation of the structure, in the organization, and in the content, since it limits the potential formalization of the used artifacts. In this context, the challenge is to build software artifacts through tools that work with a higher level of formalization. In this sense, we present an approach which aims to represent software artifacts in a structured way, slicing artifacts in two levels: “structure” and “content”. Besides, this work also helps to present artifacts as a generic process independent source. In the literature, this is known as separated “method definition” and “process structure use”. Therefore, our approach consists in using a different paradigm for artifact manipulation, trying to increase the information control at the software development process authoring and definition phase.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1614
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000435459-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,93 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.