Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16272
Tipo: doctoralThesis
Título: Compreensão leitora e consciência textual, considerando atenção e hábitos de leitura: um estudo com alunos de Ensino Fundamental/9º ano e Ensino Médio/3º ano
Autor(es): Rosa, Gabrielle Perotto de Souza da
Orientador: Pereira, Vera Wannmacher
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: HÁBITO DE LEITURA
COMPREENSÃO NA LEITURA
LEITURA
Resumo: O objetivo desta tese foi avaliar a relação entre desempenho em compreensão leitora e em consciência textual, considerando atenção e hábitos de leitura. Os objetivos específicos constituíram-se em verificar o desempenho em compreensão leitora e a consciência textual de estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio; verificar as características dos hábitos de leitura desses estudantes; verificar o desempenho desses alunos em Atenção Concentrada e Atenção Alternada; analisar as correlações entre compreensão leitora, consciência textual, atenção e hábitos de leitura, evidenciados pelos estudantes, conforme dados coletados. A amostra foi composta por 47 alunos de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e de 43 alunos de duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, totalizando 90 alunos, de duas escolas públicas estaduais de Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados por instrumentos próprios para essas variáveis – compreensão leitora, consciência textual, atenção e hábitos de leitura – e, a seguir, levantados, organizados, tratados estatisticamente, analisados e discutidos. Foi percebido, nesta pesquisa, que no instrumento de Compreensão Leitora/Cloze, nos dois níveis de ensino, os sujeitos obtiveram pontuação média superior à considerada aceitável para Taylor (1953), bem como no instrumento de Compreensão Leitora/Reconto e no instrumento de Consciência Textual. No instrumento de Compreensão Leitora/Anomalias, os dois grupos obtiveram médias baixas, considerando o total de anomalias que deveriam ser encontradas. As médias dos sujeitos no teste de Atenção Concentrada, nos dois níveis de ensino, foram abaixo da média do teste. Já no Teste de Atenção Alternada, as médias dos sujeitos foram acima da média do teste no Ensino Fundamental e abaixo no Ensino Médio.Quanto aos hábitos de leitura, no Ensino Fundamental, os sujeitos leitores foram representados por 85,6% e, no Ensino Médio, o total de estudantes leitores foi de 67,4%. Em ambos os grupos, a maioria dos alunos considerou a leitura uma atividade interessante. As correlações entre as variáveis analisadas foram verificadas pelo do coeficiente de correlação linear de Pearson (r). A interpretação dos valores do coeficiente de Pearson foram feitas segundo Dancey e Reidy (2006). Alguns resultados apresentaram correlação moderada, como entre os resultados dos sujeitos nos instrumentos de Compreensão Leitora/Cloze e Reconto (r = 0,51), e entre os resultados dos sujeitos nos instrumentos de Consciência Textual e Compreensão Leitora/Cloze (r = 0,65), no Ensino Médio; e apresentaram correlação forte entre os resultados dos sujeitos nos instrumentos de Consciência Textual e Compreensão Leitora/Cloze (r = 0,73), no 9º ano. No grupo do 9º ano do Ensino Fundamental, a correlação entre os resultados dos instrumentos obtidos por meio dos instrumentos de Consciência Textual e Compreensão Leitora/Cloze foi forte, assim como a correlação entre os resultados obtidos por meio das questões do instrumento de Hábitos de Leitura vinculadas ao Reconto. Foram consideradas moderadas as correlações entre os resultados obtidos por meio das questões do instrumento de Hábitos de Leitura vinculadas à Consciência Textual e as correlações entre os resultados obtidos por meio das questões do instrumento de Hábitos de Leitura vinculadas à Compreensão Leitora/Anomalias.As correlações entre os demais resultados obtidos por meio dos instrumentos desta pesquisa foram consideradas fracas e desprezíveis. No grupo do 3º ano do Ensino Médio, a correlação entre os resultados dos instrumentos obtidos por meio do instrumento de Consciência Textual e Compreensão Leitora/Cloze foi moderada, assim como a correlação entre os resultados obtidos por meio das questões do instrumento de Hábitos de Leitura vinculadas à Consciência Textual e ao Reconto. Foram consideradas moderadas também as correlações entre os resultados obtidos por meio dos instrumentos de compreensão Leitora/Reconto e Cloze e entre os resultados obtidos por meio das questões do instrumento de Hábitos de Leitura vinculadas à Compreensão Leitora/Anomalias. As correlações entre os demais resultados dos instrumentos desta pesquisa foram consideradas fracas e desprezíveis. A análise sobre compreensão leitora, consciência textual, hábitos de leitura e atenção revela que alguns sujeitos demonstram ter consciência sobre a falta de atenção durante a leitura, conforme responderam no instrumento de Hábitos de Leitura. Porém, como não houve correlação significativa entre os resultados dessas variáveis, não cabe afirmar que a falta de atenção em testes específicos para medi-la pressupõe o desempenho dos sujeitos em instrumentos de Compreensão Leitora e Consciência Textual. Com base nos dados levantados e nas análises efetuadas, foram propostas algumas sugestões de trabalho e contribuições metodológicas, para auxiliar na compreensão leitora dos estudantes. Foram propostas considerações acerca das pesquisas que contemplem atenção e leitura e sugestões para estudos futuros.
The aim of this thesis was to evaluate the relationship between reading comprehension and textual awareness performance, considering attention and reading habits. The specific objectives were to verify the reading comprehension performance and the textual awareness of students of 9th grade and 3rd year of high school; verify the characteristics of reading habits of these students; verify the performance of these students in Concentrated Attention and Alternating Attention; to analyze the correlations between reading comprehension, textual awareness, attention and reading habits, evidenced by the students according to the collected data. The sample consisted of 47 students from two the last year of the elementary school and 47 students from two last year of the high school classes, totaling 90 students from two state public schools in Porto Alegre / RS. The data was collected by instruments suitable for these variables - reading comprehension, textual awareness, attention and reading habits - and then collected, organized, statistically treated (by the Pearson (r) linear correlation coefficient calculation), analyzed. and discussed. It was noticed in this research, that in the Reading Comprehension / Cloze instrument in both levels of education the subjects obtained an average score higher than that considered acceptable for Taylor (1953), as well as in the Reading / Recount Understanding instrument and in the Textual Awareness instrument. In the Reading Comprehension / Anomalies instrument both groups obtained low averages, considering the total anomalies that should be found.The subjects' averages in the Concentrated Attention test at both levels of education were below the test average. In the Alternate Attention Test mean subjects were above the average of the test in elementary school and below in high school. As for reading habits, in elementary school the reading subjects were represented by 85.6% and in high school the total reading students was 67.4%. In both groups most students considered reading an interesting activity. The correlations between the analyzed variables were verified by Pearson's linear correlation coefficient (r). Pearson coefficient values were interpreted according to Dancey and Reidy (2006). Some results showed a moderate correlation, such as between the results of the subjects in the Reading Comprehension / Cloze and Reconto instruments (r = 0.51), and between the results of the subjects in the Textual Awareness and Reading Comprehension / Cloze instruments (r = 0, 65) in high school; and showed a strong correlation between the subjects' results in the Textual Awareness and Reading Comprehension / Cloze instruments (r = 0.73) in the ninth grade. In the 9th grade group the correlation between the results of the instruments obtained through the Textual Awareness and Reading Comprehension / Cloze instruments was strong, as was the correlation between the results obtained through the questions of the Reading Habits instrument linked to Reconto. The correlations between the results obtained through the Reading Habits instrument questions linked to the Textual Awareness and the correlations between the results obtained through the Reading Habits instrument questions linked to the Reading Comprehension / Anomalies were considered moderate.The correlations between the results obtained through the Attention Tests and between the results obtained through the questions of the Reading Habits instrument and the Reading / Cloze Comprehension instrument were considered weak. The correlations between the other results obtained through the instruments of this research were considered weak and negligible. In the 3rd year high school group the correlation between the results of the instruments obtained through the Textual Awareness and Reading Comprehension / Cloze instrument was moderate, as was the correlation between the results obtained through the questions of the Reading Habits instrument linked to Textual Awareness. We also considered moderate correlations between the results obtained through the Reading Comprehension / Clone and Cloze comprehension instruments and between the results obtained through the Reading Habits / Anomalies Reading Instrument related questions. The correlations between the results obtained through the Reading Habits instrument and the Reading Comprehension / Retelling instrument were considered weak.The correlations between the other results of the instruments of this research were considered weak and negligible. The analysis of reading comprehension, textual awareness, reading habits and attention reveals that some subjects are aware of the lack of attention during reading, as answered in the Reading Habits instrument. However, as there was no significant correlation between the results of these variables, it is not worth stating that the lack of attention in specific tests to measure it presupposes the subjects' performance in Reading Comprehension and Textual Awareness instruments. Based on the data collected and the analyzes performed some work suggestions and methodological contributions were proposed to help the reading comprehension of the students. Considerations were proposed about research that includes attention and reading and suggestions for future studies.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16272
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000496049-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,84 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.