Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16435
Tipo: masterThesis
Título: A construção dialógica de sentidos em discursos poéticos nos heterônimos de Fernando Pessoa
Autor(es): Poggetti, Caroline Rodrigues de Lima
Orientador: Delanoy, Cláudio Primo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: DIALOGISMO
POESIA - ANÁLISE LINGUÍSTICA
LINGUÍSTICA
LITERATURA PORTUGUESA
Resumo: Ainda hoje, o estudo da heteronímia construída por Fernando Pessoa desperta curiosidade. Caso intrigante na literatura ocidental, os heterônimos do poeta português distinguem-se sobremaneira uns dos outros, tanto em características formais do texto poético produzido quanto a sua visão de mundo. Enquanto a poesia de Alberto Caeiro alguns toques de paganismo com sua naturalidade bucólica, os versos clássicos de Ricardo Reis remontam à Antiguidade greco-latina na busca pela restauração da monarquia e, por outro viés, Álvaro de Campos, embora modernista por natureza, traduz em seus versos o pessimismo e a agonia dos novos e modernos tempos. Tendo em vista que todos os heterônimos são seres contemporâneos, espectadores de um período histórico-social repleto de mudanças significativas e inovações tecnológicas, e, ao mesmo tempo, tão diferentes entre si, como se percebe em seus versos, o objetivo da presente dissertação é analisar a construção dialógica de sentidos que permeiam os discursos poéticos dos poetas-heterônimos, buscando identificar, em cada discurso, como o eu constrói aspectos fundamentais do processo dialógico, ou seja, como ele constitui-se em termos de eu, como concebe o outro e como se marca em seu local de fala na sociedade. Os objetivos específicos para tal investigação são: (a) Analisar poemas sob a perspectiva de gênero de discurso em seus componentes: tema, forma composicional e estilo; (b) Analisar sentidos emergentes da presença de vozes sociais nos poemas, da entonação expressiva, da valoração, a partir do léxico e da construção sintática; (c) Analisar como cada heterônimo constitui-se em termos de eu, como concebe o outro e como se marca em seu local de fala na sociedade. O amparo teórico concentra-se nas ideias postuladas por Mikhail Bakhtin e seu Círculo, que considera todo discurso dialógico por natureza.Para a realização da análise, foram selecionados os mais conhecidos poemas de cada heterônimo e seguidas as orientações metodológicas presentes em Marxismo e filosofia da linguagem ([1929] 2006, p. 45), ou seja, é preciso considerar que todo discurso estrutura-se a partir do vínculo com seu contexto sócio-histórico, condições de produção e projeto enunciativo do interlocutor, sendo, ainda, preenchido por vozes sociais, cujo conhecimento é fundamental para que se estabeleça a compreensão do dito. A partir das análises realizadas pelo viés dialógico, é possível perceber que os heterônimos possuem um interlocutor em comum, [talvez o próprio Pessoa ou o povo português] que busca compreender aquele momento histórico e aceita as lições de cada heterônimo de forma resignada. Também é possível constatar que cada heterônimo traz em seus discursos vozes sociais específicas de determinada classe social portuguesa, em meio a um início de século repleto de novidades e mudanças e importante destacar a necessidade de se considerar o dialogismo como elemento determinante para a produção de sentido, juntamente com a tensão depreendida pela presença de vozes sociais ao longo do discurso.
Even today, the study of heteronomy constructed by Fernando Pessoa arouses curiosity. Event intriguing in Western literature, the heteronyms of the portuguese poet distinguish themselves greatly from each other, both in terms of the formal characteristics of the poetic text produced and their worldview. While the poetry of Alberto Caeiro some touches of paganism with its bucolic naturalness, the classic verses of Ricardo Reis go back to the Greco-Latin Antiquity in the search for the restoration of the monarchy and, on the other hand, Alvaro de Campos, although modernist by nature, its verses the pessimism and agony of the new and modern times. Given that all heteronyms are contemporary beings, spectators of a social-historical period replete with significant changes and technological innovations, and at the same time as different from each other, as can be seen in their verses, the objective of this dissertation is to analyze the dialogical construction of meanings that permeate the poetic discourses of the heterodox poets, seeking to identify in each discourse how the self constructs fundamental aspects of the dialogical process, that is, how it is constituted in terms of the self, as the other and how it is branded in its place of speech in society. The specific objectives for such research are: (a) To analyze poems from a gender perspective of discourse in its components: theme, compositional form and style; (b) Analyze emerging meanings of the presence of social voices in poems, expressive intonation, valuation, from the lexicon and syntactic construction; (c) Analyze how each heteronym is constituted in terms of self, how the other conceives and how it is marked in its place of speech in society.The theoretical support focuses on the ideas postulated by Mikhail Bakhtin and his Circle, which considers all dialogic discourse by nature. In order to carry out the analysis, the most well-known poems of each heteronym were selected and followed the methodological orientations present in Marxism and philosophy of language ([1929] 2006, 45), that is, it is necessary to consider that all discourse structures from the link with its socio-historical context, production conditions and enunciative project of the interlocutor, being also filled by social voices, whose knowledge is fundamental for establishing the understanding of the said. From the analyzes carried out by the dialogical bias, it is possible to perceive that heteronyms have a common interlocutor, [perhaps the Portuguese Person itself] who seeks to understand that historical moment and accepts the lessons of each heteronym in a resigned way. It is also possible to verify that each heteronym brings in his voices specific social voices of a certain Portuguese social class, in the middle of a new century full of novelties and changes and important to emphasize the need to consider dialogism as a determining element for the production of meaning, along with the tension perceived by the presence of social voices throughout the discourse.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16435
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000496767-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,23 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.