Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16444
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTonin, Juliana
dc.contributor.authorReino, Luciana da Silva Souza
dc.date.accessioned2019-12-20T12:01:24Z-
dc.date.available2019-12-20T12:01:24Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16444-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi investigar novas formas de pensar e reconfigurar o slogan na contemporaneidade. A partir da premissa de que os slogans da atualidade apresentam novas configurações textuais, elegemos a Grounded Theory (GT) como metodologia que orientou a construção de um corpus empírico e a codificação de dados. O corpus foi composto por 1250 slogans, retirados de anúncios veiculados na Revista Veja entre os anos 2001 e 2015. Além da construção e consequente análise de categorias que demonstraram a existência de estruturas textuais regulares, palavras de uso frequente e padrões mais comuns na composição dos slogans. Para proceder as análises e para a posterior comparação de literatura proposta pela GT, elegemos os estudos em sintaxe textual e estilística (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), linguagem e discurso (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate new ways of both think and reconfigure the slogan in contemporary times. Based on the premise that today's slogans present new textual configurations, we chose Grounded Theory (GT) as the methodology that guided the construction of an empirical corpus and data codification. The corpus is composed of 1250 slogans taken from advertisements published in Veja magazine between 2001 and 2015, in addition to the construction and consequent analysis of categories that demonstrated the existence of regular textual structures, frequently used words and most common patterns in the composition of the slogans. To carry out the analysis and for the subsequent literature comparison proposed by the GT, we selected the studies in textual and stylistic syntax (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), language and discourse (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPROPAGANDA - LINGUAGEMpt_BR
dc.subjectPROPAGANDApt_BR
dc.subjectPUBLICIDADEpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleNovas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000496852-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,94 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.