Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16476
Tipo: masterThesis
Título: Comprar bem me faz feliz?: a influência do comportamento pró-ambiental no bem-estar subjetivo do consumidor
Autor(es): Nascimento, Thays Martins do
Orientador: Damacena, Cláudio
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumo: Ao incluir o contexto os Comportamentos Pró-Ambientais (CPA) dos consumidores levam a um Bem-Estar Subjetivo (BES). Este trabalho é o primeiro estudo a examinar os fatores de contexto interno self (Autocompaixão) e externo (Universalismo) como mediadores dessa relação. Os resultados deste estudo, apresentam que houve mediação do Universalismo e uma mediação completa da Autocompaixão em relação ao CPA-BES. Primeiro: Ao se comportar de maneira sustentável em suas atividades de compra, se percebe um aumento no Bem-Estar Subjetivo no indivíduo; Segundo: Consumidores que possuem um CPA e um compromisso com a igualdade, justiça e proteção de todos (Universalismo), alcançaram um sentimento de Bem-Estar Subjetivo mais positivo. Terceiro, se relacionar de forma saudável com seu self, também aumentam o sentimento de BES. Gerentes de negócios e formuladores de políticas pró-ambientais podem influenciar os comportamentos pró-ambientais através dos seus benefícios em relação ao bem-estar, crenças e valores individuais.
By including the context, Pro-Environmental Behavior (CPAs) lead to Subjective Well-Being (BES). This work is the first study to examine the internal context factors self (Self-compassion) and external (Universalism) as mediators of this relation. The results of this study show that there was mediation of Universalism and a complete mediation of Self-Compassion in relation to the CPA-BES. First: By behaving in a sustainable manner in their purchasing activities, one notices an increase in Subjective Well-Being in the individual; Second: Consumers who have a CPA and a commitment to equality, justice and the protection of all (Universalism), have attained a more positive Subjective Well-Being feeling. Third, if you relate in a healthy way to your self, you also increase the feeling of BES. Business managers and pro-environmental policy makers can influence pro-environmental behavior through its benefits to individual well-being, beliefs and values.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16476
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