Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16545
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBuchweitz, Augusto-
dc.contributor.authorRocha, Vanessa Onzi-
dc.date.accessioned2020-01-28T12:02:04Z-
dc.date.available2020-01-28T12:02:04Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16545-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A dislexia do desenvolvimento (DD) é a dificuldade inesperada de ler com fluência e acurácia. O aprendizado da leitura não é natural para o ser humano, diferentemente da aquisição da linguagem oral; desta forma, a DD é um subproduto desta invenção humana, a escrita. A aprendizagem da leitura, entretanto, alicerça-se no desenvolvimento da linguagem oral, por meio da consciência da relação entre sons e símbolos (consciência fonológica) e do vocabulário. A partir deste entendimento da importância da consciência dos sons da linguagem oral, investigar o processamento auditivo central em crianças com dislexia do desenvolvimento pode ajudar a desvelar associações entre a dificuldade inesperada de aprender a ler e possíveis déficits de processamento auditivo central, bem como diferenças associadas a mecanismos de processamento auditivo central na DD. Nesse sentido, as latências e amplitudes de ondas representam o tempo, em milissegundos, que a informação levou para ser processada e a quantidade de estrutura neuronal envolvida na resposta, respectivamente. OBJETIVO: investigar as latências e amplitudes das ondas geradas pelos potenciais evocados auditivos de longa latência em um grupo de crianças com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. MATERIAIS E MÉTODOS: 28 crianças com diagnóstico de dislexia participaram do estudo. Foram investigados os componentes P1, N1, P2, N2, P300 e MMN, com o equipamento Masbe, através de fones de inserção, com estímulo não verbal, sendo sempre analisados por dois avaliadores. CONCLUSÃO: Não foi encontrada diferença estatística ao comparar a orelha direita e esquerda, dado aponta para a viabilidade da avaliação binaural. Não foram encontradas diferenças significativas ao comparar os grupos de dislexia unicamente e dislexia associado ao déficit de atenção, o que indica que falhas atencionais não são um viés para esse tipo de estudo.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUCTION: Developmental dyslexia (DD) is the unexpected difficulty of reading with fluency and accuracy. Learning of reading is not natural for the human being, unlike the acquisition of oral language; in this way, DD is a by-product of this human invention, writing. The learning of reading, however, is based on the development of oral language, through the awareness of the relationship between sounds and symbols (phonological awareness) and vocabulary. From this understanding of the importance of awareness of oral language sounds, investigating central auditory processing in children with developmental dyslexia may help to uncover associations between the unexpected difficulty of learning to read and possible deficits in central auditory processing as well as associated differences to central auditory processing mechanisms in DD. In this sense, latencies and wave amplitudes represent the time, in milliseconds, that the information took to be processed and the amount of neuronal structure involved in the response, respectively. OBJECTIVE: to investigate the latencies and amplitudes of the waves generated by long-latency auditory evoked potentials in a group of children diagnosed with developmental dyslexia. METHODS: 28 children with a diagnosis of dyslexia participated in the study. The components P1, N1, P2, N2, P300 and MMN were investigated with the MASBE ATC Plus (Contronic) and used the earphones inserted, with stimulus tone burst for the tests. And were always analyzed by two evaluators. CONCLUSION: No statistical difference was found when comparing the right and left ears, given the feasibility of binaural evaluation. No significant differences were found when comparing the dyslexia groups alone and dyslexia associated with attention deficit, indicating that attention failures are not a bias for this type of study.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectDISLEXIApt_BR
dc.subjectHIPERATIVIDADEpt_BR
dc.subjectNEUROCIÊNCIApt_BR
dc.subjectMEDICINApt_BR
dc.titleCaracterização dos potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com dislexiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DIS_VANESSA_ONZI_ROCHA_COMPLETO.pdfTexto completo883,38 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.