Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16569
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTheobald, Pedro-
dc.contributor.authorSantos, Débora Laís Ferraz dos-
dc.date.accessioned2020-01-30T12:01:58Z-
dc.date.available2020-01-30T12:01:58Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16569-
dc.description.abstractEste trabalho tem por intuito evidenciar certos processos do fazer criativo, em especial a construção da linha dramática, a partir da experiência da inversão cronológica na narrativa. Este objetivo será alcançado, por um lado, escrevendo um romance de duas maneiras diferentes, direta e inversa, e também trazendo a discussão teórica sobre o tema a partir dos estudos estruturalistas especialmente com o aporte de autores que observam do campo do audiovisual como Cameron, Cubitt e Bordwell, e da apreciação de obras como Irréversible, Memento, Peppermint Candy e Cinq foix deux. O estudo mostrou que: 1) Que a mera inversão de capítulos, na montagem, é ineficaz do ponto de vista narrativo; 2) Que a trama por si só é capaz de modificar a fábula 3)A elasticidade do modelo da energeia que, desde Aristóteles, de maneira consciente ou inconsciente por parte do autor, segue servindo aos mais diferentes tipos de narrativas por mais inovadoras e exóticas que estas pareçam.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to highlight certain processes of the writing craft, especially the building of dramatic line, based on the experience of chronological inversion in the narrative. This goal will be achieved, on the one hand, by writing a novel in two different ways, direct and reverse, and also bringing the theoretical discussion on the subject from structuralist studies especially with the input of observing authors such as Cameron, Cubitt and Bordwell, and the appreciation of works such as Irréversible, Memento, Peppermint Candy and Cinq foix deux. The study showed that: 1) That the mere inversion of chapters in the montage is ineffective from the narrative point of view; 2) That the plot alone can modify the fable 3) The elasticity of the energeia model that, since Aristotle, consciously or unconsciously on the part of the author, continues to serve the most different types of narratives however innovative and exotic that they look like.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectNARRATIVA LITERÁRIApt_BR
dc.subjectCRIAÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICApt_BR
dc.subjectESCRITA CRIATIVApt_BR
dc.titleEstrago: uma experiência de inversão cronológica no romancept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TES_DEBORA_LAIS_FERRAZ_DOS_SANTOS_COMPLETO.pdfTexto completo3,63 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.