Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Madarasz, Norman Roland | |
dc.contributor.author | Costa, André Luiz Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2020-04-09T12:21:30Z | - |
dc.date.available | 2020-04-09T12:21:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/16588 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é dividido em duas partes: um romance curto e um ensaio teórico que busca compreender o processo de criação do romance e propor uma reflexão sobre a sua temática. O romance é composto de cenas longas que são conectadas por sumários curtos e mostram o recorte de uma semana na existência do protagonista, uma semana em que a vida a qual ele estava acostumado entra em declínio e muda. Durante a narrativa, são mostradas três obras de arte: um filme, vídeos da internet e uma performance. Essas obras de arte funcionam como catalisadores da temática do romance, ou seja, são obras que baseiam seus referentes diretamente na realidade e que alteram a percepção do protagonista sobre a sua própria experiência. O ensaio teórico, baseado principalmente no pensamento de Deleuze e Guattari, busca compreender como a literatura pode partir da realidade para criar algo que não é real e que, no entanto, exerce uma influência no real. Considerando a ideia de perceptos e afectos, temos agenciamentos que se formam através da obra de arte, e tanto o romance quanto o ensaio, de diferentes formas, pretendem mostrar isso. No ensaio também é descrito um percurso de criação do romance, mostrando o início da escrita e como a narrativa foi sendo alterada durante o processo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is divided into two parts: a short novel and a theoretical essay that tries to understand the process of creating the novel and propose a reflection on its theme. The novel was written in long scenes connected by short summaries and shows a week in the protagonist's existence, a week in which the life he was accustomed declines and changes. During the narrative, three works of art are shown: a movie, internet videos and a performance. These works of art acts as catalysts for the novels theme, works that are based in referents directly from reality and that alters the perception of the protagonist on his own experience. The theoretical essay, based mainly on the thought of Deleuze and Guattari, tries to understand how literature can depart from reality to create something that is not real and yet exerts an influence on reality. Considering the idea of percepts and affects, we have assemblages that are formed through the work of art, and both the novel and the essay, in different ways, pretend to show this. The essay also describes a course of creation of the novel, showing the beginning of writing and how the narrative has changed during the process. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | ESCRITA CRIATIVA | pt_BR |
dc.subject | LITERATURA | pt_BR |
dc.title | Literatura como experiência | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Humanidades | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
|