Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16607
Tipo: doctoralThesis
Título: Identidades construídas em forma de docência: desafios e perspectivas de professoras travestis e transsexuais em Rondônia
Autor(es): Falcão, Kary Jean
Orientador: Costa, Ângelo Brandelli
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: IDENTIDADE DE GÊNERO
TRANSEXUALISMO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PSICOLOGIA SOCIAL
Resumen: Esta tese de doutorado é resultado de um projeto de pesquisa que tem por título “pedagogia trans: videodepoimentos e contribuições pedagógicas” e propõe abordar os desafios e as perspectivas de professoras travestis e transexuais no Estado de Rondônia através da trajetória de vida escolar e profissional e a atuação docente voltada para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática, pautada na valorização das diferenças, o respeito à orientação sexual e a identidade de gênero. O estudo foi organizado metodologicamente através de uma pesquisa empírica com a utilização de vídeos como instrumento de coleta de dados. O levantamento das informações ocorreu por meio de um encontro focal realizado com as participantes e entrevistas individuais. A seção teórica está dividida em dois estudos sendo o primeiro de natureza biográfica, que a partir da compreensão da psicologia social propõe abordar a trajetória e história de vida de uma professora que vivenciou a transexualidade na década de 1980 vindo a falecer em 2001 vítima de complicações cardíacas. O primeiro estudo tem como objetivo contribuir na construção e afirmação da identidade de gênero de professores e estudantes e nos impactos que potencializam um ambiente escolar com espaços de igualdade e humanização. O levantamento das informações e dos dados foi elaborado a partir dos resultados de entrevistas com os membros da família, com a diretora da primeira escola que a professora atuou em 1978, professores e funcionários da Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro em Porto Velho, Rondônia, escola a qual atuava como docente no período do seu falecimento e com dois ex-alunos que fizeram parte da história da professora. Os resultados do estudo evidenciaram que a prática pedagógica da professora biografada foi marcada pelo comprometimento com a educação e o cuidado pela aprendizagem dos estudantes, consistindo em uma trajetória de sucesso e de perpetuação de uma memória por fazer da prática docente um instrumento de construção da identidade que resistiu a discriminação e o preconceito da sociedade da década de 1980 oportunizando novas reflexões quanto o papel da escola e da prática docente. O segundo estudo, que compõe essa seção, também de abordagem qualitativa busca apresentar os desafios e perspectivas de cinco professoras travestis e transexuais que atuam em escolas de rede pública no Estado de Rondônia fazendo uma conexão entre a construção da identidade transexual, a profissão docente, os desafios, experiências e perspectivas no exercício do magistério. Os resultados mostram que são preponderantes os desafios na trajetória de vida escolar e profissional das participantes delineados na escolha do magistério como profissão, as perspectivas quanto aos direitos de igualdade de gênero e a valorização das diferenças em uma sociedade mais justa, democrática e tolerante.
This doctoral thesis is the result of a research project entitled "pedagogy trans: testimonials videos and pedagogical contributions" and proposes to address the challenges and prospects of teachers transvestites and transsexuals in Rondônia State through the trajectory of school life and professional teaching and work toward the construction of a more just society, egalitarian and democratic, based on exploitation of differences, respect for sexual orientation and gender identity. The study was methodologically organized through an empirical research with the use of videos as an instrument for data collection. The survey of the information occurred through a focal meeting with the participants and individual interviews. The theoretical section is divided into two studies being the first of biographical nature, which from the understanding of social psychology proposes to approach the trajectory and life history of a teacher who experienced transsexuality in the 1980s and died in 2001 victim of cardiac complications. The first study aims to contribute to the construction and affirmation of the gender identity of teachers and students and the impacts that enhance a school environment with spaces of equality and humanization. The survey of information and data was prepared from the results of interviews with family members, with the director of the first school that the teacher worked in 1978, teachers and employees of the Maria Carmosina Pinheiro State School in Porto Velho, Rondônia, a school that acted as a teacher in the period of her death and with two former students who were part of the history of the teacher. The results of the study showed that the pedagogical practice of the biography teacher was marked by the commitment to education and care for the learning of students, consisting of a successful trajectory and perpetuation of a memory by making the teaching practice an instrument of identity construction that resisted discrimination and prejudice of society in the 1980s, providing opportunities for new reflections on the role of the school and teaching practice. The second study, which makes up this section, also of qualitative approach, seeks to present the challenges and perspectives of five transvestite and transsexual teachers who work in public schools in the State of Rondônia, making a connection between the construction of transsexual identity, the teaching profession, the challenges, experiences and perspectives in the exercise of teaching. The results show that the challenges in the trajectory of school and professional life of the participants outlined in the choice of teaching as a profession, the perspectives regarding the rights of gender equality and the appreciation of differences in a more just, democratic and tolerant society.
Esta tesis doctoral es el resultado de un proyecto de investigación titulado "pedagogía trans: vídeo testimonios y contribuciones pedagógicas" y se propone abordar los desafíos y las perspectivas de los docentes travestidos y transexuales en Rondônia a través de la trayectoria de la vida escolar y la enseñanza profesional y trabajar hacia la construcción de una sociedad más justa, igualitaria y democrática, basada en la explotación de las diferencias, el respeto a la orientación sexual y la identidad de género. El estudio se organizó metodológicamente a través de una investigación empírica utilizando videos como instrumento de recolección de datos. La información se recopiló a través de una reunión focal con los participantes y entrevistas individuales. La sección teórica se divide en dos estudios, el primero de los cuales es biográfico, que desde la comprensión de la psicología social propone abordar la trayectoria y la historia de vida de una profesora que experimentó la transexualidad la década de 1980 y murió en 2001 víctima de complicaciones cardíacas. El primero estudio tiene como objetivo contribuir a la constitución y afirmación de la identidad de género de docentes y estudiantes y a los impactos que potencian un ambiente escolar con espacios de igualdad y humanización. La encuesta de información y datos se realizó a partir de los resultados de entrevistas con miembros de la familia, con el director de la primera escuela en la que actuó la profesora en 1978, los profesores y el personal de la Escuela Estatal Maria Carmosina Pinheiro en Porto Velho, Rondônia, la escuela de quien trabajó como profesora en el momento de su fallecimiento y con dos ex alumnos que formaron parte de la historia de la profesora. Los resultados del estudio mostraron que la práctica pedagógica de la profesora biografiada estuvo marcada por el compromiso con la educación y el cuidado del aprendizaje de los estudiantes, que consiste en una trayectoria de éxito y una perpetuación de la memoria al hacer de la práctica docente un instrumento de construcción de identidad que resistió la discriminación y los prejuicios de la sociedad de la década de 1980, proporcionando nuevas reflexiones sobre el papel de la escuela y la práctica docente. El segundo estudio, que forma parte de esta sección, también con un enfoque cualitativo, busca presentar los desafíos y las perspectivas de cinco profesoras travestis y transexuales que trabajan en escuelas públicas en la Estado de Rondônia haciendo una conexión entre la construcción de la identidad transexual, la profesión docente, los desafíos experiencias y perspectivas en el ejercicio de la enseñanza. Los resultados muestran que los desafíos en el camino de la vida escolar y profesional de las participantes descritas en la elección de la enseñanza como profesión, las perspectivas sobre los derechos de igualdad de género y la apreciación de las diferencias en una sociedad más justa, democrática y tolerante.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16607
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TES_KARY_JEAN_FALCAO_COMPLETO.pdfTexto completo2,14 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.