Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16628
Tipo: masterThesis
Título: Transformações societárias em contexto pós-golpe de 2016 e suas implicações para formação presencial em serviço social no Rio Grande do Sul
Autor(es): Lampert, Michael da Costa
Orientador: Maciel, Ana Lúcia Suárez
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: SERVIÇO SOCIAL - BRASIL
SERVIÇO SOCIAL - ENSINO
BRASIL - CONDIÇÕES SOCIAIS
BRASIL - CONDIÇÕES ECONÔMICAS
BRASIL - POLÍTICA E GOVERNO
Resumen: A presente dissertação é resultado de pesquisa realizada com temática que versa sobre formação presencial em Serviço Social no estado do Rio Grande do Sul junto ao PPGSS da PUCRS. A investigação foi impulsionada pela seguinte pergunta: Como as atuais configurações da educação superior no Brasil incidem na formação em cursos presenciais de Serviço Social no RS? O ponto de partida desta investigação tem como enfoque analítico os desdobramentos históricos e políticos na atual conjuntura e tomou como ponto de partida o golpe de 2016, e suas repercussões na educação superior e na formação em Serviço Social. Tratase, do ponto de vista metodológico, de um estudo com enfoque misto que combina dados quantitativos e qualitativos. Ao abordar metodologicamente o objeto, o estudo considerou categorias analíticas da realidade fundamentadas no método dialético-crítico como elemento propulsor da investigação, de modo que sintetize e expresse as contradições e mediações que venham a contribuir para análise do movimento da realidade no qual a formação profissional em Serviço Social se constitui e faz parte. Essas categorias emergem do movimento dialético e contribuem para explicar a realidade, de modo que transita na história, teoria e método com finalidade de elaborar síntese em torno do problema de pesquisa. Os resultados da pesquisa sinalizam a tendência da formação como expressão da mercantilização do ensino superior que, em razão da conjuntura política favorável ao mercado financeiro expressamente constituída pós-golpe de 2016, encontra materialidade principalmente na EC 95/2016 e seus desdobramentos que reconfiguraram os modos de vida em escala societária no Brasil [. ].O processo de pesquisa realizado neste trabalho recorreu a fontes teóricas, documentais e contou com a participação de assistentes sociais que coordenam cursos presenciais no RS por meio de questionário online para condensar dados empíricos. Diante das reflexões expostas, se verifica a necessidade de intensificar e fomentar organização coletiva da categoria do Serviço Social para defender no âmbito da formação e do trabalho profissional, condições de educação e formação assentada nos moldes da teoria social crítica. Essa defesa somada à produção e disseminação de conhecimento sob essa luz teórica crítica também se configura como uma estratégia de enfrentamento da ofensiva neoliberal e mercadológica identificada no processo investigativo. Como possibilidade de mediação possível para o tempo histórico vivenciado, há de se reconhecer nas entidades representativas da categoria um catalisador de resistência que, somadas à outros segmentos da classe trabalhadora que partilham de valores aportados em princípios éticos do serviço social, para além da formação, a defesa de um modelo de educação para além do capital como bandeira de luta é compromisso e possibilidade histórica tanto de aproximação com objetivos comuns por uma ordem societária mais justa na contraposição da ordem neoliberal, quanto da possibilidade de transformar as próprias IES, que tem a universidade como excelência educacional e pode contribuir com a formação crítica da classe trabalhadora.
This dissertation is the result of a research carried out on the subject of presential training in Social Work in the state of Rio Grande do Sul at the PUCRS PPGSS. The research was driven by the following question: How do the current configurations of higher education in Brazil focus on training in presential courses of Social Work in RS? The starting point of this research has as its analytical focus the historical and political developments in the current conjuncture and took as its starting point the coup of 2016, and its repercussions in higher education and training in Social Service. It is, from the methodological point of view, a study with a mixed approach that combines quantitative and qualitative data. In methodologically approaching the object, the study considered analytical categories of reality based on the dialectic-critical method as a propelling element of the investigation, so that it synthesizes and expresses the contradictions and mediations that may contribute to the analysis of the movement of reality in which professional training in Social Work is constituted and is part. These categories emerge from the dialectical movement and contribute to explain reality, so that it transits through history, theory and method in order to elaborate a synthesis around the problem of research. The results of the research signal the tendency of formation as an expression of the mercantilization of higher education which, due to the political conjuncture favorable to the financial market expressly constituted after 2016, finds materiality mainly in the EC 95/2016 and its unfoldings that reconfigured the ways of life on a societal scale in Brazil [. ].The research process carried out in this work resorted to theoretical and documentary sources and had the participation of social workers who coordinate courses in RS through online questionnaire to condense empirical data. In view of the reflections exposed, there is a need to intensify and foster the collective organization of the category of Social Service to defend in the scope of training and professional work, conditions of education and training based on the molds of critical social theory. This defense added to the production and dissemination of knowledge under this critical theoretical light is also a strategy to confront the neoliberal and market offensive identified in the investigative process. As a possible mediation possibility for the historical time experienced, a catalyst of resistance must be recognized in the entities representing the category, which, added to other segments of the working class that share values contributed to ethical principles of social service, beyond training, the defense of a model of education beyond capital as a flag of struggle is commitment and historical possibility both of approximation with common objectives for a more just societal order in the opposition of the neoliberal order, and the possibility of transforming the HEIs themselves, which has the university as an educational excellence and can contribute to the critical formation of the working class.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16628
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000498064-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,32 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.