Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16630
Tipo: doctoralThesis
Título: Comunicação e liderança: em busca da dimensão sensível
Autor(es): Christofoli, Márcia Pillon
Orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: LIDERANÇA
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO
Resumo: A presente pesquisa tem como foco o estudo da liderança e da comunicação, e se propõe a: a) Discutir sobre como os processos de comunicação contribuem [podem contribuir] para a dimensão humana e sensível da liderança; b) Evidenciar as possíveis relações entre os processos de comunicação, cultura e liderança; e c) Discorrer sobre o papel e as competências das lideranças nos processos de comunicação. Utilizando como método a Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 2009), a pesquisa, de caráter exploratório foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico (GIL, 2008) e pesquisa de campo, com a realização de entrevistas em profundidade (DUARTE, 2006) com líderes que atuam com a mudança e que fazem parte da Aliança para Inovação, na cidade de Porto Alegre/RS. Partimos da noção de que a liderança é um ato comunicativo, em que um sujeito exerce influência sobre os demais, na busca de metas e objetivos organizacionais, considerando que o contexto organizacional se desenvolve hoje a partir de processos contínuos de mudança. A organização, nesta pesquisa, é tratada a partir de sua dimensão humana (construída e reconstruída de/por relacionamento e comunicação), e de seu permanente estado de mudança e transformação, na busca de [por] resultados que a diferenciem no mercado. Neste sentido, relacionamento e comunicação tendem a se constituir na essência da mudança sob a responsabilidade da liderança. A análise das entrevistas revelou, contudo, que ainda predomina uma visão instrumental da comunicação, o que se constitui num paradoxo em tempos de inovação e mudança organizacional. .Entendemos que há necessidade de (re) visitar as concepções de organizações quânticas, recorrendo a outras abordagens, como por exemplo, das organizações Teal (LALOUX, 2017), que possibilitem pensar uma liderança voltada para o outro e que consideram fundamentalmente a dimensão sensível [e humana] da comunicação, pautada pelo relacionamento, pelo vínculo e pelo diálogo.
This research focuses on the study of leadership and communication, and proposes to: a) Discuss how communication processes contribute [can contribute] to the human and sensitive dimension of leadership; b) Highlight the possible relationships between the communication, culture and leadership processes; and c) Discuss the role and skills of leaders in communication processes. Using the Depth Hermeneutics (THOMPSON, 2009) method, this research, of an exploratory nature, was developed through bibliographic search (GIL, 2008) and field research, with in-depth interviews (DUARTE, 2006) with leaders who work with change and who are part of the Alliance for Innovation (Aliança para Inovação), in the city of Porto Alegre/RS. We set from the notion that leadership is a communicative act, in which a subject influences others, in the search for organizational goals and objectives, considering that the organizational context develops today from continuous processes of change. The organization, in this research, is approached from of its human dimension (built and reconstructed from/by relationship and communication), and from its permanent state of change and transformation, in the search for results that set it apart in the market. In this sense, relationship and communication tend to be the essence of change under the responsibility of the leader.The analysis of the interviews revealed, however, that an instrumental view of communication still prevails, which constitutes a paradox in times of innovation and organizational change. We understand that there is a need to (re)visit the concepts of quantum organizations, using other approaches such as Teal organizations (LALOUX, 2017), making it possible to think of a leadership directed towards the other and fundamentally considering the sensitive [and human] dimension of communication, based on relationship, bonding and dialogue.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16630
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000498192-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,35 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.