Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16693
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dc.contributor.advisorMorosini, Marília Costa
dc.contributor.advisorMoreira, José António Marques
dc.contributor.authorRigo, Rosa Maria
dc.date.accessioned2020-09-17T12:03:00Z-
dc.date.available2020-09-17T12:03:00Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16693-
dc.description.abstractA presente Tese de Doutorado investiga o engagement acadêmico na Educação Superior - no âmbito de uma comunidade acadêmica que associa Portugal e Brasil - foca o estudo em estudantes do primeiro ano na universidade. Para tanto, levamos em conta que o engagement é apontado como a variável transversal mais influente no que se refere aos resultados de aprendizagem e aderência aos estudos no contexto internacional, revelando-se portador de uma multiplicidade de significados, capaz de congregar inúmeros aspectos, tendo em vista a existência de diferentes tipos de engagement (pessoal, moral, social, profissional, identitário, acadêmico, relacional). Neste estudo assumimos o entendimento de engagement acadêmico como construção de novos paradigmas educacionais assente na necessidade de adaptar o ensino às demandas do século XXI, conscientes das continuidades, mudanças e desafios na política universitária que tal entendimento representa. Nossa questão de pesquisa recai sobre: Quais fatores mais contribuem para promover o engagement de estudantes do primeiro ano da graduação? As questões norteadoras elaboradas para a pesquisa são: Que princípios são recorrentes na literatura da área no que se refere aos aspectos que promovem o engagement de estudantes dos primeiros dois semestres universtários? De que maneira o ambiente acadêmico, o ambiente de sala de aula, o ambiente tecnológico e o ambiente no campus são trabalhados no primeiro ano na universidade? Que ações são propostas pelas IES para engajar os estudantes do primeiro ano da graduação? Os aportes teóricos incluem as contribuições de Audy e Morosini (2009, 2010), Chickering e Gamson (1987), Coates (2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011), Coates e Ranson (2011), Fredricks, Blumenfeld e Paris (2004), Moreira, Barros e Monteiro (2015), Trindade e Moreira (2017), Krause (2005, 2006, 2008), Trowler e Trowler (2010),.A Investigação adota a abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos para a coleta de dados contam com questionário online e a pesquisa documental. Os principais resultados apontam que os fatores que mais favorecem o engagement acadêmico abarcam: 1) Relações Interpessoais (colegas); 2) Formação Acadêmica (atitudes, personalidade, didática, envolvimento e comprometimento do professor); 3) Tecnologias Digitais, 4) Infraestrutura (salas de aula, áreas do campus, espaços para pesquisa, espaços para alimentação, biblioteca, comodidade e facilidade de acesso ao ambiente universitário); 5) Formação pessoal (foco, dedicação, disciplina, força de vontade, interesse do próprio aluno); 6) Suporte Acadêmico (setores de Apoio); 7) Conteúdos ministrados (conteúdos que propiciem um aprendizado multidimensional); 8) Áreas de Lazer (espaços para descanso); 9) Sentimento de pertença ( estudante sentir que faz parte de algo maior).pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral dissertation investigates academic engagement in higher education, focusing on first year university students with a scope of bringing Portugal and Brazil closer together. Engagement is identified as the most influential transversal variable in terms of learning and adherence to studies in the international context, revealing itself to have a multiplicity of meanings, capable of bringing together numerous aspects due to different types of engagement (personal, moral, social, professional, identity, academic, relational). In this study, academic engagement is understood as the construction of new educational paradigms based on the need to adapt teaching to the demands of the 21st century and awareness of the continuities, changes, and challenges in university policies that such an understanding represents. Our research question is: What are the most influential factors for promoting engagement of first year undergraduate students? The guiding questions elaborated for the research are: What are the recurring principles found in this area’s literature regarding aspects that promote student engagement in the first two semesters of university? How are the academic, classroom, technological, and campus environments addressed in the first year at the university? What actions are proposed by institutions to engage incoming undergraduates? Theoretical contributions include Audy and Morosini (2009, 2010), Chickering and Gamson (1987), Coates (2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011), Coates and Ranson (2011), Fredricks, Blumenfeld and Paris (2004), Moreira, Barros and Monteiro (2015), Trindade and Moreira (2017), Krause (2005, 2006, 2008), Trowler and Trowler (2010), OECD (2018).The study adopts a qualitative and quantitative approach. Data collection instruments include an online questionnaire and bibliographic research. The primary results indicate that the factors that favor academic engagement include: 1) Interpersonal Relations (colleagues); 2) Academic Development (attitudes, personality, didactics, teacher involvement and commitment); 3) Digital Technologies, 4) Infrastructure (classrooms, campus areas, spaces for research, spaces for food, library, convenience and easy access to the university environment); 5) Personal Development (focus, dedication, discipline, willpower, interest of the students themselves); 6) Academic Support (Support sectors); 7) Content (content that provides multidimensional learning); 8) Leisure Areas (spaces for rest); 9) Feeling of belonging (students’ feeling that they are a part of something bigger).en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DIGITALpt_BR
dc.subjectMOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)pt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleEngagement acadêmico: contributos das tecnologias digitais para um processo [trans]formativo nas relações de engajamento na Educação Superiorpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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