Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16706
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dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antônio
dc.contributor.authorElmi, Alexandre Claser
dc.date.accessioned2020-09-17T12:03:01Z-
dc.date.available2020-09-17T12:03:01Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16706-
dc.description.abstractA partir de uma abordagem da Psicolinguística, esta tese propõe um modelo de análise interdisciplinar para a leitura jornalística, recorrendo a conceitos das variáveis intervenientes da leitura, como pensadas por Kenneth Goodman (1990). O objetivo é desenvolver um modelo que leve em consideração as noções de objetivos de leitura, conhecimento prévio, tipo de texto e estilo cognitivo do leitor. A construção pode representar um aporte teórico e metodológico alternativo para compreender o processamento de leitura de textos jornalísticos, capaz de colaborar para a entendimento de determinados fenômenos ligados à relação contemporânea entre o leitor jornalístico e o texto jornalístico em plataformas digitais. Ancorado sobretudo no pensamento de Roger Chartier (1999, 2002 e 2011) a respeito da evolução da leitura, admite-se que a leitura contemporânea administra o impacto do suporte digital. A aplicação do modelo será testada em uma breve análise sobre dois produtos jornalísticos publicados na revista mensal piauí e no projeto de jornalismo digital UOL TAB, representantes do longform journalism no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractFrom a Psycholinguistics approach, this thesis proposes an interdisciplinary analysis model for journalistic reading, using concepts from the intervening variables of reading, as thought by Kenneth Goodman (1990). The goal is to develop a model that takes into account the notions of reading objectives, prior knowledge, type of text and reader's cognitive style. The construction may represent an alternative theoretical and methodological approach to understand the reading processing of journalistic texts, capable of collaborating to understand certain phenomena linked to the contemporary relationship between the journalistic reader and the journalistic text on digital platforms. Anchored mainly in the thinking of Roger Chartier (1999, 2002 and 2011) regarding the evolution of reading, it is admitted that contemporary reading manages the impact of digital support. The application of the model will be tested in a brief analysis of two journalistic products published in the monthly magazine piauí and in the digital journalism project UOL TAB, representatives of longform journalism in Brazil.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectPSICOLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectLEITURA - COMPREENSÃOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleA leitura jornalística na transição do papel para a tela: um modelo de análise psicolinguísticapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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