Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16721
Type: masterThesis
Title: A utilização de tecnologias e atividades experimentais no ensino de queda livre: um estudo de caso
Author(s): Kinalski Júnior, Vicente
Advisor: Lahm, Regis Alexandre
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2020
Keywords: FÍSICA - ENSINO FUNDAMENTAL
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO
Abstract: O objetivo desta dissertação é analisar de que forma, na percepção dos alunos, as tecnologias digitais e as atividades experimentais podem contribuir para o ensino de Física, a partir da aplicação de atividades referente ao conteúdo de queda livre. Para alcançá-lo, foi elaborada uma sequência de atividades voltadas à utilização de tecnologias e atividades experimentais, com o auxílio do software Tracker e de simulações da plataforma PhET, para abordar os conceitos de queda livre no nono ano do Ensino Fundamental. Adotou-se como referencial teórico deste estudo, a teoria da aprendizagem significativa e alguns pressupostos do ensino de Física no que diz respeito à utilização de tecnologias digitais e atividades experimentais. Os procedimentos metodológicos que orientaram esta pesquisa baseiam-se nos pressupostos de uma pesquisa qualitativa, especialmente no que diz respeito ao estudo de caso, na perspectiva de Lüdke e André (2013) e Bogdan e Biklen (1982). Como instrumentos de coleta de dados, foram aplicados dois questionários com questões abertas e fechadas para identificar as percepções dos participantes. Além disso, os registros dos alunos no decorrer das atividades e as observações do pesquisador realizadas em sala de aula também foram utilizadas para fomentar a análise."Dentre as diversas técnicas de análise para pesquisas qualitativas, optamos pelo método de Análise de Conteúdo proposto por Moraes (1999) para analisar as percepções dos participantes e alcançar o objetivo traçado. Como resultados desta análise, observamos que na percepção dos participantes, a utilização de tecnologias e atividades experimentais auxilia na compreensão dos conteúdos e desperta o interesse e a curiosidade para aprender Física. Constatamos pela análise, que as concepções dos estudantes sobre o conceito de queda livre foram modificadas no decorrer da aplicação das atividades, principalmente no que se refere à influência da gravidade e da resistência do ar no tempo de queda de um corpo. Os alunos também observaram, com o auxílio da simulação computacional da plataforma PhET e dos resultados obtidos na atividade experimental desenvolvida com o software Tracker, que a massa de diferentes corpos não influencia no tempo de queda.
The purpose of this present paper is to analyze how digital technologies and experimental activities can contribute to Physics teaching from students' perception about the application of free fall related activities. In order to achieve this aim, it was developed during the study a sequence of activities to the use of technologies and experimental activities, with the aid of the Tracker software and the simulations of the PhET platform, to approach free fall concepts in Elementary School. This paper makes use of the bibliographical research, as described in the reference section, to approach aspects related to a meaningful learning and some subjects of Physics teaching with regard to the use of digital technologies and experimental activities. The methodological procedures driven in this monograph are based on a qualitative research, especially in the case study of Lüdke and André (2013), and Bogdan and Biklen (1982). As instruments of data collection, two questionnaires, compounded by open-ended and closedended questions, were applied to identify the participants' perceptions.In addition to it, the students' notes during the activities and the researcher's observations made in the classroom were also used to foster the analysis. Among several different analysis techniques for qualitative researches, we chose the Content Analysis method of the categorical type to analyze the participants' perceptions and reach the outlined objective. As a result, we realized that the use of technologies and experimental activities helps students to understand the contents and improves interest and curiosity to learning Physics. We have verified by the analysis, that the students' conceptions about free fall have been modified during the activities. Mainly with regard to the gravity influence and air resistance by the fall time of a body. The students have also observed with the experiment that the mass of different bodies does not influence the fall time.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16721
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