Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16786
Type: doctoralThesis
Title: A constituição subjetiva de educadoras(es) sociais: tornar-se educador(a) no processo de vida
Author(s): Rocha, Juliana dos Santos
Advisor: Rozek, Marlene
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2020
Keywords: SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
INCLUSÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO
Abstract: A presente tese investigou como se constituem subjetivamente educadoras(es) sociais que se posicionam dialogicamente diante de suas(seus) educandas(os) tendo em vista a necessidade da instauração de um espaço que pensa e discute os processos de ensino e aprendizagem na Educação Social e, consequentemente, as possibilidades e necessidades de formação destes profissionais. Para tanto, pretendeu-se responder às perguntas que compõem o problema: como as vivências pessoais e profissionais se configuram subjetivamente na experiência de ser educador(a) social? Como as configurações subjetivas de educadoras(es) sociais se expressam em posicionamentos pessoais e profissionais frente às(aos) educandas(os) por elas(es) atendidas(os)? Quais crenças sobre aprendizagem apresentam as(os) educadoras(es) sociais? Como as(os) educadoras(es) percebem o aprender das(os) educandas(os)? No que se refere ao marco teórico do estudo, utilizou-se a Teoria da Subjetividade de González Rey (2003, 2007a, 2012a, 2012b) e colaboradores.Em relação à aprendizagem, as bases teóricas partiram dos pressupostos da Filosofia na perspectiva da Escola de Budapeste, pressupostos da Psicopedagogia e da própria Teoria da Subjetividade, como forma de compreender o aprender como uma produção humana. E, por fim, para a compreensão da Educação Social, utilizou-se como referencial construtos da Pedagogia Social europeia em articulação com os saberes produzidos pela Educação Popular, com o intuito de construir uma compreensão antropologicamente situada da área. Quanto aos pressupostos epistemológicos da investigação, utilizou-se a Epistemologia Qualitativa, de González Rey (2002a, 2012c, 2017b), e, para interpretação das informações construídas a partir do campo empírico, a Metodologia Construtivo-interpretativa, proposta pelo mesmo autor.Participaram da investigação uma educadora e um educador social, Fiona e Watusi, os quais têm posturas dialógicas com suas(seus) educandas(os), a partir de dinâmicas conversacionais e com a utilização de indutores de diálogo, sendo eles: questões abertas, Completamento de Frases e a Técnica Psicopedagógica Par Educativo. A construção interpretativa do material produzido no campo permitiu gerar inteligibilidade sobre a constituição subjetiva dos participantes, de modo a compreender fluxos de sentidos subjetivos que se organizam de modo mais estável em configurações subjetivas que também se articulam entre si e se expressam em posturas que são promotoras de aprendizagem e desenvolvimento das(os) educandas(os).Nesse sentido, a pesquisa possibilitou formular a tese de que educadoras(es) sociais constituem-se como tal em seus processos de vida, na singular articulação entre experiências pessoais e profissionais, que tensionam subjetividade social e individual. As posturas dialógicas, por sua vez, estão relacionadas a configurações e sentidos subjetivos que se expressam pelo reconhecimento da humanidade do outro; para tanto, foi necessário que os dois participantes da pesquisa pudessem superar as produções da subjetividade social dominante no Brasil a respeito de suas(seus) educandas(os). Assim, a formação dessas(es) profissionais precisa ser pensada em uma perspectiva mais humana e menos tecnicista, de modo a promover posicionamentos mais críticos e conhecimentos históricos e conceituais articulados com a prática, e que permitam superar dicotomias como forma de “recuperar” a complexidade e os aspectos subjetivos (simbólico-emocionais) do humano e dos processos educativos.
This thesis investigated how social educators who position themselves dialogically before their students are subjectively constituted, in view of the need to establish a space that thinks and discusses the teaching and learning processes in Social Education and, consequently, the possibilities and training needs of these professionals. For this, it was intended to answer the questions that make up the problem: how do personal and professional experiences are subjectively configured in the experience of being a social educator? How do the subjective configurations of social educators are expressed in personal and professional positions in front of their students? What beliefs about learning do social educators have? How do the educators perceive the learning of the students? With regard to the theoretical framework of the study, the Theory of Subjectivity by González Rey (2003, 2007a, 2012a, 2012b) and collaborators was used. In relation to learning, the theoretical bases started from the assumptions of Philosophy in the perspective of the Budapest School, of Psychopedagogy and the Theory of Subjectivity itself, as a way of understanding learning as a human production.And, finally, to understand the Social Education, constructs of European Social Pedagogy were used as a reference in conjunction with the knowledge produced by Popular Education, in order to develop an anthropologically situated understanding of the area. About the epistemological assumptions of the investigation, the Qualitative Epistemology, by González Rey (2002a, 2012c, 2017b), was used, and, for the interpretation of information constructed from the empirical field, the Constructive-interpretative Methodology, proposed by the same author. Participated to the investigation two social educators, Fiona and Watusi, who have dialogic postures with their students and who built the research information with the researcher, based on conversational dynamics and using inductors of dialogue: open questions, Completion of Phrases and the Psychopedagogical Technique Pair Educative. The interpretive construction of the material produced in the field allowed to generate intelligibility about the subjective constitution of the participants, in order to understand flows of subjective meanings that are organized in a more stable way in subjective configurations, that are also articulated with each other and are expressed in positions that are promoters of learning and development of students.In this sense, the study made it possible to formulate the thesis that social educators constitute themselves as such in their life processes, in the unique articulation between personal and professional experiences, which tension social and individual subjectivity. On the other hand, the dialogic postures are related to subjective configurations and meanings that are expressed through the recognition of the humanity of the other; for that, it was necessary that the two participants could overcome the productions of the dominant social subjectivity in Brazil regarding their students. Thereby, the training of these professionals needs to be thought of in a more human and less technical perspective, in order to promote more critical positions and historical and conceptual knowledge articulated with the practice, and that allow to overcome dichotomies as a way to "recover" the complexity and the subjective (symbolic-emotional) aspects of the human and educational processes.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16786
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000498465-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,79 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.