Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16839
Tipo: doctoralThesis
Título: Análise de modelos: um método de ensino de matemática na educação básica
Autor(es): Sousa, Emerson Silva de
Orientador: Lara, Isabel Cristina Machado de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
MODELOS MATEMÁTICOS
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta pesquisa tem como principal objetivo propor uma perspectiva da Análise de Modelos como um método de ensino de Matemática, que perpassa por etapas presentes nos métodos de Resolução de Problemas e de Modelagem Matemática, e que venha contribuir no processo educativo de Matemática na Educação Básica, em particular, no Ensino Médio, de modo intra e interdisciplinar. Fundamenta-se, teoricamente, em três pilares: Resolução de Problemas; Modelagem Matemática; Análise de Modelos; e, para desenvolver a pesquisa, adota uma abordagem qualitativa, naturalística-construtiva. Participaram da pesquisa 58 professores da Educação Básica e 443 estudantes do Ensino Médio. Doze desses professores, realizaram um minicurso de formação sobre o método Análise de Modelos e o aplicaram em suas turmas em março/abril de 2019, respondendo, ao final das ações, um questionário sobre o mesmo, cujas respostas foram analisadas por meio de Análise Textual Discursiva. Com base no método de ensino proposto (Análise de Modelos), foi elaborado um Material de Apoio (piloto) que serviu de referência tanto para o minicurso de formação com os professores como para auxiliá-los no planejamento e prática do método em sala de aula. A partir da análise realizada e da observação feita pelo pesquisador nessa etapa prática da pesquisa, ficou evidenciado que o método Análise de Modelos, não só tem potencial e viabilidade para ser implementado na escola, como pode contribuir, de modo prático, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, favorecendo a melhoria da qualidade desses processos, ao mesmo tempo que leva em conta o currículo exigido nesse nível de ensino.Além disso, com as sugestões apontadas pelos professores, foi possível fazer uma reformulação do material proposto inicialmente, originando um Material de Apoio que pode servir de auxílio e incentivo ao professor em sua prática pedagógica, quando se usa a Análise de Modelos como um método para ensinar Matemática no Ensino Médio.
This research has as main objective to propose a perspective of Model Analysis as a teaching method of Mathematics, which goes through stages present in the methods of Problem Solving and Mathematical Modeling, and that will contribute to the educational process of Mathematics in Basic Education, in particular, in High School, intra and interdisciplinary. It is theoretically based on three pillars: Problem Solving; Mathematical modeling; Model Analysis; and, to develop the research, adopts a qualitative, naturalistic-constructive approach. Fifty-eight Basic Education teachers and 443 High School students participated in the research. Twelve of these teachers took a short training course on the Model Analysis method and applied it to their class in March/April 2019, answering a questionnaire about it at the end of the actions, whose answers were analyzed through Textual Analysis Discursive. Based on the proposed teaching method (Model Analysis), a Support Material (pilot) was prepared that served as a reference for both the mini-training course with teachers and to assist them in the planning and practice of the method in the classroom. From the analysis performed and the observation made by the researcher in this practical phase of the research, it was evident that the Model Analysis method not only has the potential and feasibility to be implemented in school, but can contribute, in a practical way, to the teaching processes and learning mathematics in High School, favoring the improvement of the quality of these processes, while taking into account the curriculum required at this level of education. In addition, with the suggestions made by teachers, it was possible to reformulate the material initially proposed, giving rise to a Support Material that can serve as an aid and encouragement to the teacher in his pedagogical practice, when using Model Analysis as a method for teaching Math in High School.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16839
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000498568-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo9,39 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.