Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16843
Tipo: masterThesis
Título: "Nunca mais para quem?": os trabalhos de memória em um programa educacional sobre o Holocausto
Autor(es): Korman, Gabriela Faermann
Orientador: De la Fare, Mónica
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: HISTÓRIA - ENSINO
HOLOCAUSTO JUDEU
MEMÓRIA
EDUCAÇÃO
Resumen: A dissertação a seguir tem como objetivo analisar os trabalhos de memória sobre o Holocausto no programa educacional Marcha da Vida Internacional (MOTL). O programa consiste em uma viagem de duas semanas para a Polônia e Israel destinada a estudantes de Ensino Médio em diversos países, incluindo o Brasil, para aprender sobre o Holocausto e conhecer os locais de memória, como campos de concentração e antigos guetos. Em Israel, o passeio culmina com uma celebração pelo dia da criação do Estado. A questão que move esta pesquisa parte da noção de que uma educação comprometida com a memória ocorre por meio da recusa da ideia de história como progresso, sendo esta a visão da História segundo Walter Benjamin. Sendo assim, pretende-se identificar como o programa Marcha da Vida elabora a memória do Holocausto a partir de sua narrativa e experiência educacional. A abordagem metodológica proposta envolveu uma pesquisa exploratória qualitativa com revisão bibliográfica de trabalhos internacionais sobre o programa, aliada à experiência da autora como monitora do MOTL em uma escola de Porto Alegre no ano de 2013. Ademais, realizouse um levantamento documental sobre o MOTL e seu conteúdo pedagógico, incluindo suas páginas eletrônicas, blogs, roteiros de viagem e conversas informais com professores e monitores envolvidos com o programa. A partir disso, buscou-se um exercício reflexivo no campo da experiência, memória e Filosofia da Educação a partir da obra de Walter Benjamin, Theodor Adorno e seus comentaristas, para uma discussão sobre os trabalhos de memória empreendidos no programa educacional.
The dissertation presented aims to analyze the works of memory about the Holocaust in the educational program International March of The Living (MOTL). This program is a worldwide, Brazil included, two week trip for high school seniors to learn about the Holocaust trough a Zionist narrative by traveling to sites of concentration and death camps and Jewish historical sites in Poland and Israel, where it ends with the celebration of the day the State was founded. The guiding question of the project comes from the thought that an education commited with memory happens through the notion of denial of history as progress, this being Walter Benjamin’s vision of History. With that in mind, the project aims to understand how MOTL constructs Holocaust memory from its narrative and educational experience. The proposed methodology consists in qualitative exploratory research with bibliography review of international works about the program in the fields of experience, memory, and Philosophy of Education through Walter Benjamin, Theodor Adorno and their commentators, combined with the author's own experience as a program monitor at a school in the city of Porto Alegre in 2013. Documental research about MOTL, its pedagogical framework, publications made on the program's websites, as for diary of travel memories are considered as well.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16843
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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