Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16844
Tipo: masterThesis
Título: Infância e experiência à luz de Walter Benjamin: narrativas infantis sobre visitas a um museu de ciências
Autor(es): Rossi, Carolina Dorfman
Orientador: Savi Neto, Pedro
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: CRIANÇAS - ASPECTOS SOCIAIS
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO
Resumo: Desde o início da modernidade, os indivíduos vêm sendo lançados em um processo de alienação e crescente individualismo, que reflete nas relações interpessoais, bem como na percepção de cada um. A contemporaneidade, como continuação da modernidade, caracteriza-se pela acelerada profusão de informações rapidamente assimiláveis e verificáveis, potencialmente consumidas sem reflexão ou envolvimento do sujeito que as acessa, o que reduz drasticamente as possibilidades de se ter experiências. Nesse contexto, considerando os museus de ciências como espaços de (re)produção de cultura, o presente estudo buscou analisar, do ponto de vista da experiência, as possíveis contribuições da visita a um museu de ciências para crianças com idades entre quatro e seis anos, a partir de suas narrativas. Na infância, os sujeitos ainda questionam os sentidos dados às coisas sob a ótica moderna da produção e do progresso, atribuindo significados próprios para a realidade. A pesquisa teórica parte do entendimento de experiência, infância, mimese e linguagem de Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Vygotsky e seus comentaristas, bem como do conceito de semiformação de Adorno. Considerando o potencial da cultura para oportunizar experiências formativas, críticas e emancipatórias, foram analisadas as narrativas de crianças após visitarem um museu interativo de ciências e tecnologia. Com isso, pretendeu-se discutir causas e consequências do empobrecimento da experiência na contemporaneidade, bem como possíveis contribuições da experiência museal para o resgate da possibilidade de experiência a partir da infância.
Since the beginning of modernity, individuals have been thrown into a process of alienation and growing individualism, which reflects on interpersonal relationships as well as on human's perception. Contemporaneity, being the continuation on modernity, is characterized by the accelerated profusion of information that is both quick and easy to assimilate and verify, being potentially consumed without reflection or involvement of the subject who accesses it, which drastically reduces the possibilities of having experiences. In this context, considering science museums as places where culture is (re)produced, the present study aimed to analyze, from the point of view of experience, possible contributions of visiting a science museum for children aged between four and six years, based on their narratives. During childhood, individuals still tend to question the meanings given to things from the modern perspective of production and progress, coming up with their own meanings to reality. The theoretical part of this research starts discussing the understanding of experience, childhood, mimesis and language of Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Vygotsky and their commentators. Considering the potential of culture to provide opportunities for formative, critical and emancipatory experiences, we have analyzed narratives given by children after visiting an interactive science and technology museum. Therefore, we intended to discuss causes and consequences of the impoverishment of experience in contemporary times, as well as possible contributions to the rescue of the possibility of experience from childhood.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16844
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000498732-Texto+completo-0.pdfTexto completo9,35 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.