Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mattos, Ely José de | |
dc.contributor.author | Jotz, Matheus Bello | |
dc.date.accessioned | 2021-01-22T12:07:14Z | - |
dc.date.available | 2021-01-22T12:07:14Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10923/16926 | - |
dc.description.abstract | A demanda do transporte coletivo por ônibus no Brasil está em queda nos últimos anos. Diversos são os motivos deste acontecimento, sendo mais recentemente citada a entrada dos aplicativos de viagem sob demanda - a exemplo do Uber – como uma das principais causas. Utilizando dados em painel com efeitos fixos para quatro cidades brasileiras (Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador) entre os anos de 2010 e 2018, este artigo busca verificar possíveis fatores da diminuição dos passageiros pagantes no transporte coletivo por ônibus. Destaca-se a relação da variável dependente com a quantidade de passageiros com gratuidade, e o nível de emprego na economia em geral. A análise indica que a entrada dos aplicativos de viagem sob demanda auxilia na queda de passageiros pagantes dos sistemas de ônibus. | pt_BR |
dc.description.abstract | Public transport bus ridership in Brazilian cities has been declining in recent years. There are several reasons for this event, with the entrance of ride-hailing services in the market - such as Uber - most recently being cited as one of the main causes. Using a panel data model with fixed effects for four Brazilian cities (Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador), this paper seeks to verify the relation of several factors with the decrease of urban buses fare-paying passengers. Among these factors, we highlight the effects of gratuities and the level of employment of the economy. In our model, the entrance of ride-hailing services in the market seems to collaborate with the decrease of fare-paying passengers. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | TRANSPORTE COLETIVO | pt_BR |
dc.subject | ECONOMIA | pt_BR |
dc.subject | TRANSPORTE - BRASIL | pt_BR |
dc.title | Análise da variação de demanda pagante no transporte coletivo por ônibus em grandes cidades brasileiras | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Negócios | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimento | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
|