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https://hdl.handle.net/10923/16965
Tipo: | masterThesis |
Título: | Música e as emoções coletivas: um estudo de caso a partir dos jingles eleitorais das campanhas presidenciais de 2018 de Fernando Haddad (Brasil Feliz de Novo) e Jair Bolsonaro (Muda Brasil) |
Orientador: | Wainberg, Jacques Alkalai |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Data de Publicação: | 2020 |
Palavras-chave: | CAMPANHA ELEITORAL MÚSICA - ASPECTOS SOCIAIS EMOÇÕES MARKETING POLÍTICO COMUNICAÇÃO |
Resumo: | A música desempenha um papel importante na sociedade e pode ser utilizada
como ferramenta estratégica de comunicação. No contexto da comunicação
política, os atores utilizam recursos discursivos em suas campanhas eleitorais
para conquistar o voto. Quando tais estratégias persuasivas adotam um caráter
emocional, podemos inferir que se tem como objetivo influenciar as emoções
coletivas. Este estudo tem como ponto de partida o fato de que a música possui
a capacidade de influenciar emoções e pode ser utilizada em estratégias de
comunicação política com esse fim. O propósito deste estudo não é inferir que
a composição do jingle eleitoral seja fator determinante para ganhar as
eleições, mas entende-se que o mesmo compõe as estratégias de
comunicação. A partir de análises realizadas com dados obtidos através dos
softwares LIWC e Cyanite, identificou-se o tom emocional e a valência de
emoções que se pretenderam comunicar nos jingles de campanha de Fernando
Haddad e Jair Bolsonaro, na campanha eleitoral presidencial de 2018. O estudo
de caso teve como objetivo aplicar essas ferramentas aos objetos de pesquisa.
De fato, os jingles apresentam aspectos similares por se tratarem de duas
composições de mesma categoria. No entanto, as estratatégias utilizadas para
comunicar determinadas emoções na melodia e o tom emocional verificado na
letra mostram os diferentes objetivos de comunicação de cada ator político.
Este estudo possibilitou estabelecer relações entre as teorias sobre música e
emoções com a aplicação nos jingles eleitorais definidos como corpus. Foi
verificado que a utilização de fatores emocionais nas composições, de fato, é
um meio para auxiliar nas estratégias de comunicação com o objetivo de criar
laços sociais e introduzir os candidatos no imaginário coletivo. Music plays a key role in society and can be used as a strategic communication
tool. In the political communication context, actors use discursive resources on
their electoral campaigns to attain the vote. When those persuasive strategies
embrace an emotional aspect, it is possible to infer that the objective is to sway
the collective emotions. The starting point for this study is the idea that the music
has the power to influence emotions and this source can be used as political
communication strategies. However, it is not the objective of this study to infer
that the composition of the electoral jingle is a determining factor for winning the
elections, but it is part of the communication strategies. From analyzes
performed with data displayed using the LIWC and Cyanite softwares, we could
identify the emotional tone and the frequency of emotions communicated in the
campaign jingles of Fernando Haddad and Jair Bolsonaro, in the 2018
presidential election campaign. The case study applies these tools to the
research. In fact, both jingles have similar aspects because they are
compositions of the same category. However, the strategies used to
communicate some emotions and the emotional tone are evident, fact that
shows the different communication goals of each political actor. It was found
that the use of emotional factors in the compositions, in fact, is a means to assist
in communication strategies with the aim of creating social bonds and
introducing candidates into the collective imagination. |
URI: | https://hdl.handle.net/10923/16965 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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