Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16971
Tipo: doctoralThesis
Título: Impacto da distância social na aceitabilidade do comportamento disfuncional do consumidor
Autor(es): Tomazelli, Joana Boesche
Orientador: Espartel, Lélis Balestrin
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CONSUMIDORES
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumo: Esta pesquisa contribui com o aprofundamento teórico a respeito do fenômeno Comportamento Disfuncional do Consumidor (CDC), o qual ainda não se encontra consolidado na literatura de Marketing (Kang & Gong, 2019). Como não foram encontrados registros de estudos do fenômeno CDC amparados pela Construal Level Theory (CLT), este estudo também busca preencher esta lacuna teórica. O principal objetivo desta tese é relacionar o CDC à distância psicológica entre o responsável por uma falha e o consumidor. Também são fornecidas discussões sobre a aceitabilidade do CDC diante da já consolidada Teoria da Atribuição, uma vez que a capacidade de controle não havia sido verificada como mecanismo de força em uma relação cuja aceitabilidade do CDC é a variável dependente. Diante da relação entre a distância social e a aceitabilidade do CDC, esta pesquisa defende que a Teoria da Atribuição e a natureza do próprio fenômeno tem um papel de interferência na aceitabilidade do CDC.Diante disso, realizou-se uma sequência de três estudos experimentais junto a consumidores recrutados via Prolific, para testar seis hipóteses. No primeiro estudo, como resultado do teste do efeito principal, a distância social impacta na aceitabilidade do CDC, de modo que se a distância é percebida como socialmente distante, resultará em maior aceitabilidade do CDC. Como mecanismo explicativo deste efeito principal, os resultados revelaram mediação pela confiança.No segundo estudo, foi identificado que a capacidade de controle modera a relação entre a distância social e a aceitabilidade do CDC. No terceiro estudo, foi identificado que a natureza do CDC modera o efeito da distância social entre quem comete a falha e o consumidor sobre a aceitabilidade do CDC. Também foi encontrada mediação moderada pela culpa na relação entre a distância social e a aceitabilidade do CDC. Implicações nos âmbitos acadêmico e gerencial são apresentadas ao final desse documento, junto a oportunidades para pesquisas futuras.
This study contributes to the theoretical deepening of the phenomenon of Dysfunctional Consumer Behavior (DCB), which is not yet consolidated in the Marketing literature (Kang & Gong, 2019). As there were no reports of studies of the DCB phenomenon supported by Construal Level Theory (CLT), this study also seeks to fill this theoretical gap. The main objective of this study is to relate DCB to the psychological distance between the person responsible for a failure and the consumer. Discussions are also provided on the acceptability of the DCB in face of the already established Attributional Theory, since the controllability had not been verified as a moderator in a relationship whose acceptability of the DCB is the dependent variable.In view of the relationship between social distance and the acceptability of the DCB, this research argues that the Attributional Theory and the nature of the phenomenon itself has an interference role in the acceptability of the DCB. Therefore, a sequence of three experimental studies was carried out with consumers recruited via Prolific, to test six hypotheses. In the first study, as a result of testing the main effect, social distance impacts the acceptability of the DCB, so that if the distance is perceived as socially distant, it will result in greater acceptability of the DCB. As an explanatory mechanism for this main effect, the results revealed mediation by trust. In the second study, it was found that controllability moderates the relationship between social distance and DCB acceptability.In the third study, it was identified that the nature of the DCB moderates the effect of the social distance between the agent and the consumer on the acceptability of the DCB. Moderate mediation by guilt was also found in the relationship between social distance and DCB acceptability. Academic and managerial implications are presented at the end of this report, along with opportunities for future research.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16971
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000498981-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo6,98 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.