Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16989
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFinger, Cristiane
dc.contributor.authorSilva, Alexandra Freitas da
dc.date.accessioned2021-02-20T12:10:46Z-
dc.date.available2021-02-20T12:10:46Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/16989-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga a participação do público no telejornal Bom Dia São Paulo, da Rede Globo. O Objeto escolhido está no ar desde 1977 e é o programa local/regional mais antigo da emissora. Durante estes 43 anos, a relação com seu público passou por adaptações. Através da análise de cinco edições, estabelece-se os tipos de participação, que apresentam uma distinção entre si e na forma como causam alteração no telejornal. A pesquisa levou em consideração o formato e as mensagens enviadas pelos telespectadores. A proposta metodológica utilizada foi a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2004), que possibilitou que os telejornais fossem observados por meio de duas categorias: participação e interatividade. Dessa, forma foi viável identificar seis tipos de participação, formatos e os conteúdos que alteram as reportagens. Chegou-se à conclusão que o público tem espaço e que também interfere no conteúdo do telejornal. No refencial teórico, foram utilizados, entre outros, autores como Wolton (1996, 2011), Scolari (2014), Jenkins (2009), Canitto (2010), Charaudeau (2006), Carlón (2014), Becker (2015), Finger (2011), Fechine (2014), Tourinho (2010).pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates the public's participation in Rede Globo's Bom Dia São Paulo newscast. The chosen object has been on the air since 1977 and is the station's oldest local / regional program. During these 43 years, the relationship with its audience has undergone adaptations. Through the analysis of five editions, the types of participation are established, which present a distinction between themselves and in the way they cause changes in the news. The survey took into account the format and messages sent by viewers. The methodological proposal used was Content Analysis by Laurence Bardin (2004), which made it possible for the news to be observed through two categories: participation and interactivity. Thus, it was possible to identify six types of participation, formats and the contents that change the reports. It was concluded that the public has space and that it also interferes in the content of the news. In the theoretical framework, authors such as Wolton (1996, 2011), Scolari (2014), Jenkins (2009), Canitto (2010), Vizeu (2008,2009 Carlón (2014), Becker (2015), Finger were used, among others (2011), Fechine (2014), Tourinho (2010).en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTELEJORNALISMO - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.subjectCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORpt_BR
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.titleA participação dos telespectadores na televisão: uma análise do telejornal Bom Dia São Paulopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000499025-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,7 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.