Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/17046
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFinger, Cristiane
dc.contributor.authorBarbizan, Silvio Nestor
dc.date.accessioned2021-05-12T12:10:23Z-
dc.date.available2021-05-12T12:10:23Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/17046-
dc.description.abstractEste trabalho trata de notícias em vídeo geradas por sistema de Inteligência Artificial. O uso de programas de automação nas redações é crescente e faz chegar ao público um volume cada vez maior dessas produções. A adoção desses sistemas acarreta mudanças nas práticas tradicionais de confecção de notícias, já que os algoritmos substituem o homem na captação, na organização e na distribuição das informações. Há reflexos também no formato das notícias. Com os objetivos de identificar características próprias desses vídeos e descobrir quais são as estratégias de credibilidade e qual o papel do jornalista nessas construções, foi feita uma análise sobre as narrativas dessas produções. Os referenciais teóricos para isso são, entre outros, Sodré (1977, 2009a, 2009b), Motta (1999, 2008, 2013), Cannito (2010), Mota (2001), Becker (2018), Vizeu (2002) e Mourão (2001), que tratam de narrativa, narrativa audiovisual e edição.Quanto à automação jornalística, os conceitos centrais são de Diakopoulos (2018, 2019, 2020), Dörr (2016) e Latar (2018), e entre os brasileiros têm-se Squirra e Carreira (2018). Tendo como metodologia a Análise de Conteúdo, foi, inicialmente, proposta uma classificação das narrativas jornalísticas audiovisuais geradas automaticamente em três tipos: básica, diversificada e mimética. Em seguida, cada um dos tipos foi analisado em detalhes sob a perspectiva das imagens, dos sons e dos textos. O estudo revelou a ausência de jornalistas nas narrativas e a consequente reestruturação da relação de credibilidade, tendo como um novo agente a própria tecnologia. Foi constatada, também, a adoção da objetividade e do distanciamento como estratégias de atratividade e de credibilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis work deals with video news generated by the Artificial Intelligence system. The use of automation programs in newsrooms is growing and brings to the public an increasing volume of these productions. The adoption of these systems leads to changes in the traditional news-making practices since the algorithms replace man in capturing, organizing, and distributing information. There are also reflections on the format of the news. With the objective of identifying the characteristics of these videos and discovering the credibility strategies and the role of the journalist in these constructions, an analysis was made about the narratives of these productions. The theoretical references for this are, among others, Sodré (1977, 2009a, 2009b), Motta (1999, 2008, 2013), Cannito (2010), Mota (2001), Becker (2018), Vizeu (2002), and Mourão (2001) that deal with narrative, audiovisual narrative, and editing.As for journalistic automation, the central concepts are of Diakopoulos (2018, 2019, 2020), Dörr (2016), and Latar (2018), and among Brazilians there are Squirra and Carreira (2018). Using Content Analysis as a methodology, it was initially proposed a classification of the automatically generated audiovisual journalistic narratives into three types: basic, diversified, and mimetic. Then, each type was analyzed in detail from the perspective of images, sounds and texts. The study revealed the absence of journalists in the narratives and the consequent restructuring of the credibility relationship with the technology itself as a new agent. The adoption of objectivity and distancing as strategies of attractiveness and credibility was also observed.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectINTELIGÊNCIA ARTIFICIALpt_BR
dc.subjectINFORMAÇÃO ELETRÔNICApt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleJornalismo em vídeo gerado por inteligência artificial: narrativas e credibilidadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000499607-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,24 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.