Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17050
Tipo: masterThesis
Título: Um canarinho como manchete: análise sobre jornalismo esportivo e as reportagens sobre a mascote da Seleção Brasileira, Canarinho Pistola
Autor(es): Souza, Bruna Santos de
Orientador: Silva, Juremir Machado da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: JORNALISMO ESPORTIVO
FUTEBOL
COMUNICAÇÃO
Resumo: A mascote da Seleção Brasileira nasceu durante a Copa do Mundo de 1954. Ganhou suas primeiras características na Copa de 1958, em charges, e desde o começo representou as equipes de futebol do Brasil, mas nunca conseguiu a notoriedade que atingiu a partir de 2016, quando a sua nova forma apareceu. Sucesso nas redes sociais, o Canarinho, com cara carrancuda, recebeu o apelido de Pistola. Na Copa do Mundo 2018 ganhou fama, aparecendo em todos os jornais e editorias de esportes. No UOL Esporte foi personagem principal ou citado em quatro dezenas de artigos. Essa pesquisa tenta descobrir essa relação entre a imprensa desportiva e a mascote e como o uso do Canarinho impactou na qualidade das matérias sobre a Seleção. Para tanto será feita uma avaliação das reportagens, com os conceitos da espetacularização da notícia, através da metodologia de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17050
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