Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/17050
Type: masterThesis
Title: Um canarinho como manchete: análise sobre jornalismo esportivo e as reportagens sobre a mascote da Seleção Brasileira, Canarinho Pistola
Author(s): Souza, Bruna Santos de
Advisor: Silva, Juremir Machado da
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2021
Keywords: JORNALISMO ESPORTIVO
FUTEBOL
COMUNICAÇÃO
Abstract: A mascote da Seleção Brasileira nasceu durante a Copa do Mundo de 1954. Ganhou suas primeiras características na Copa de 1958, em charges, e desde o começo representou as equipes de futebol do Brasil, mas nunca conseguiu a notoriedade que atingiu a partir de 2016, quando a sua nova forma apareceu. Sucesso nas redes sociais, o Canarinho, com cara carrancuda, recebeu o apelido de Pistola. Na Copa do Mundo 2018 ganhou fama, aparecendo em todos os jornais e editorias de esportes. No UOL Esporte foi personagem principal ou citado em quatro dezenas de artigos. Essa pesquisa tenta descobrir essa relação entre a imprensa desportiva e a mascote e como o uso do Canarinho impactou na qualidade das matérias sobre a Seleção. Para tanto será feita uma avaliação das reportagens, com os conceitos da espetacularização da notícia, através da metodologia de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17050
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000499624-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,32 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.